Pinda: Ações do comitê de enfrentamento ao Coronavírus seguem a todo vapor

O “Comitê Municipal de Prevenção e Monitoramento aos Efeitos do Coronavírus” de Pindamonhangaba tem se reunido diariamente, tomado decisões e ações quanto à prevenção desta doença, e também ao seu enfrentamento em relação ao trabalho das equipes e a questão dos casos suspeitos, a secretária de Saúde do município, Valéria Santos, explica a realidade de Pinda, hoje:

“Hoje, nós temos 49 casos suspeitos. Os 49 casos estão sendo acompanhados. Desses 49 casos, nós temos quatro casos internados, sendo que dois de forma urgente; estão em leitos de UTI e são idosos.

O que acontece é que a população tem que entender, que não se pode falar em coronavírus se não tiver o teste aprovado pelo instituto Adolf Lutz. Porque a suspeita não diz que a pessoa está com o corona. Tanto é que tínhamos 49 suspeitos, dos quais, três já vieram negativos, mas eles foram tratados como casos suspeitos”, explicou Valéria.
“Nós temos três formas de casos: os suspeitos leves, que estes são aqueles que possuem qualquer tipo de sintoma gripal, ele passa no pronto socorro, faz o questionário, é analisado, avaliado pelo médico e, em casos leves, a recomendação é o isolamento caseiro. No caso do paciente estar com alguma insuficiência respiratória, um quadro um tanto quanto mais agressivo, esse paciente vai para um leito hospitalar, pra ele ser acompanhado de perto pela equipe médica, pela equipe de enfermagem; muitas vezes esse paciente nem chega a ir pra um leito de terapia intensiva, pra uma UTI, do próprio leito ele poderá receber alta. O que ta acontecendo hoje é que os exames que estão sendo encaminhados para o Instituto Adolf Lutz estão demorando muito. Olha o exemplo de Taubaté, nosso vizinho. Eles têm 116 casos investigados, e apenas 10 laudos já emitidos pelo Instituto Adolf Lutz. Nós estamos cobrando diariamente, ontem, em contato com a diretora do DRS, a doutora Nádia, conversamos bastante para ver de que forma eles podem nos ajudar”, contou.
De acordo com as informações recebidas, o Governo do Estado está preparando uma compra de testes rápidos pra encaminhar aos municípios: “As pessoas têm que entender que nós não podemos dar diagnósticos sem o fechamento do laudo, esses casos, por exemplo, que nós temos hoje que estão na UTI, são pessoas que tinham quadros respiratórios antes do corona; são idosos; são pessoas que já tinham problemas, então como nós podemos afirmar que é corona sem ter o laudo? Todas as informações dadas no nosso Boletim, às 17 horas, no site da Prefeitura, são informações fidedignas, são informações verdadeiras, mesmo porque a Vigilância Epidemiológica, eu, enquanto Secretaria de Saúde, respondo por informações que não sejam verdadeiras. Então eu gostaria muito que a população , e até os próprios enfermeiros que às vezes falam porque tem dúvidas, receio, medo; é natural que as pessoas tenham esta insegurança, mas isso não pode nos levar a sair falando inverdades, porque isso causa pânico, causa preocupação nos demais, e às vezes, até tumultos”…
A secretária ressaltou que além de desinformação existem pessoas mal intencionadas, que “podem usar essas informações pra fazer politicagem. Neste momento, a gente tem que se ver como um só, nós somos uma população que estamos lutando pra que os nossos munícipes não venham a precisar de leitos de Terapia Intensiva, que sejam insuficientes, e daí venham a óbito. Hoje a Secretaria da Saúde, a Prefeitura de Pinda, tem acompanhado de perto. O Comitê tem se reunido incansavelmente, todos os dias, de segunda a segunda, nós estamos analisando caso a caso, nós estamos nos vendo dia a dia. Portanto é muito dinâmico, as mudanças podem ocorrer a qualquer tempo, e a qualquer hora, pra nós também é algo novo, nós ainda não conhecemos o vírus. Mas o que a população tem de entender é que o poder público de Pindamonhangaba esta voltado a dar qualidade na assistência, com transparência. Tanto que nós temos todas as informações no site da Prefeitura Municipal. Peço novamente a todos, quando quiserem informações, entrem no site da Prefeitura, entrem no link do Corona, e lá você terá todas as informações, e todas serão informações fidedignas. Não compartilhem fake news!”, finalizou.