Pinda apresenta Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos
A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou na manhã desta quinta-feira (8) a apresentação da sede da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos, que fica na rua Dr. Gustavo de Godoy, 536.
Durante o evento, o secretário da pasta, João Carlos Salgado, ressaltou a importância “da luta pelos direitos humanos, a defesa e o reconhecimento da mulher na sociedade, o fim do preconceito racial, da intolerância religiosa, o combate à LGBTfobia e todas as outras formas de agressão”.
João Carlos lembrou da parceria com os conselhos e outras instituições da cidade. “Temos encontrado portas abertas em todos os locais quando levamos nossa mensagem de defesa dos direitos humanos, assim como a secretaria também está aberta e atendendo a todos”.
Ele apresentou a equipe e falou um pouco sobre o trabalho desenvolvido pelo adjunto, Padre Afonso Lobato, e pelas diretoras Luciana Simonetti (Mulher e Família), Cidinha Pedroso (Direitos Humanos) e Letícia Aparecida de Souza Pedroso Bento (Pessoa com Deficiência). Na sequência, a secretaria realizou homenagens a mulheres representando vários segmentos da sociedade.
O evento ainda contou com a assinatura de um protocolo de intenção para implementação de ações de defesa e proteção das mulheres, uma das novas iniciativas da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos.
A delegada titular da Delegacia da Mulher de Pindamonhangaba, Dr. Ângela Aguiar, destacou os trabalhos em conjunto com a Prefeitura e o apoio mútuo. “Precisamos manter um trabalho referência na luta contra a desigualdade de gênero, para que as mulheres tenham os mesmos salários, sejam respeitadas e não sofram assédio moral ou sexual. Precisamos denunciar e não aceitar a violência contra mulher, seja física, verbal ou emocional. São questões de extrema importância e é nosso papel lutar por isso. Esta secretaria, que é ‘vizinha de rua’ da Delegacia da Mulher, tem um importante papel social e pode contar com o apoio da Delegacia da Mulher”.
A comandante da Polícia Militar de Pindamonhangaba, capitã Lucimeire Jeronymo, disse que “o empenho em proteger as mulheres é muito grande e que a PM atua nesta questão com prioridade, especialmente nos casos de violência doméstica. Também vamos reforçar as rondas da PM”.
O presidente da Câmara, Norbertinho, e a vereadora Regininha enalteceram os trabalhos conjuntos da Câmara com a Prefeitura e os projetos de Lei em prol das mulheres de Pindamonhangaba.
O prefeito, Dr. Isael Domingues, afirmou que “a criação da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos foi um importante passo para o desenvolvimento social de Pindamonhangaba, que vai se tornar referência na região e no Brasil com políticas públicas voltadas às mulheres, à família e na luta a favor dos direitos humanos”.
O prefeito frisou a necessidade da sociedade lutar por justiça e por igualdade racial. “Temos que batalhar pela igualdade social para proteção de todos. Devemos dar acolhimento e tratamento digno e diferenciado às pessoas que precisam. Temos que combater o preconceito racial, de gênero, o preconceito e a intolerância religiosa. Devemos valorizar mais a mulher, o negro, o deficiente, a pessoa que tem religião ou orientação sexual diferente da nossa. Aqui em Pindamonhangaba essas pessoas têm tratamento diferenciado, de proteção, de defesa, de luta pelos mesmos direitos. Seremos uma janela para todo o país para mostrar como deve ser o tratamento para as pessoas”.
Várias autoridades participaram do evento, como a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Domingues, o vice-prefeito e secretário de Governo, Ricardo Piorino, diversos secretários e membros da Prefeitura, além dos vereadores Felipe Guimarães, Gilson Nagrin, Herivelto Vela, Julinho Car, Magrão, Renato Cebola e Rogério Ramos, bem como representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, conselhos da Juventude, da Cultura, da Comunidade Negra, da Mulher, da Pessoa com Deficiência, dentre outras instituições.
Ao fim, todos foram convidados para conhecer as instalações da Secretaria.