Pinda faz identificação de pacientes para exames de tracoma

Uma equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba esteve no Araretama no sábado (20) identificando imóveis onde moram crianças de 1 a 9 anos de idade para realizar ações do inquérito de eliminação do Tracoma – uma doença ocular que pode causar a cegueira se não identificada e tratada precocemente.

A iniciativa é fruto de um pedido do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo, que solicitou ao município o levantamento de dados em dois bairros.

Pindamonhangaba nunca registrou caso de tracoma, e mantém todos os parâmetros de exames estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde em dia com diversas doenças, dentre elas tracoma.

No próximo sábado, a equipe vai retornar ao bairro para dar continuidade à iniciativa com os exames de acuidade visual em uma fração da população previamente identificada.

Após o serviço em uma parte do Araretama, o próximo bairro a receber a identificação e os exames será o Castolira – também a pedido do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado.

  • Divulgação. Equipe que esteve no Araretama identifican do crianças com Tracoma