Pinda Ferroviária é confirmada na disputa do Campeonato Paulista de Futebol Feminino
Federação Paulista define fórmula de disputa e equipes participantes em congresso técnico
Colaboração Bruno Lemes Silva
A FPF (Federação Paulista de Futebol) decidiu, em congresso técnico, os detalhes do Campeonato Paulista de Futebol Feminino 2023. A Pinda Ferroviária SC foi confirmada em mais uma edição da principal competição estadual da modalidade no Brasil.
A fórmula de disputa segue a mesma do ano passado. Os 12 clubes participantes se enfrentam em turno único. Os quatro primeiros colocados avançam a fase mata-mata. Já os times que terminarem a 1a fase entre a 5ª e a 8ª colocados disputarão a Copa Paulista Feminina.
Além do time pindense, estão confirmados para a disputa Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Ferroviária, Red Bull Bragantino, São José, EC São Bernardo, Realidade Jovem, Taubaté e o Ska Brasil, que pela primeira vez participará do torneio. A projeção é que o campeonato tenha início no dia 10 de maio.
A Federação Paulista também aumentou o valor da premiação aos clubes. Serão pagos R$ 3,1 milhões, o que representa aumento de 19,2% em relação ao valor repassado no ano passado. Em 2021, o valor total distribuído foi de R$ 140 mil.
Mais desafio
A Pinda Ferroviária está na expectativa para a disputa da Copa Ouro de Futebol Feminino. A equipe chegou a final nas últimas duas temporadas, sendo campeã em 2021 ao vencer a Portuguesa, e vice-campeã no ano passado, ao ser superada pelo São Paulo.
Na primeira fase a equipe vai enfrentar EC Praia Grande (Praia Grande), Associação Nova Esperança Mogi (Mogi das Cruzes), Atlético Helenense (São Paulo) e EC Santa Rosa (Guarujá).
A estreia da Pinda Ferroviária na competição será na próxima sexta-feira, 17, às 15h, contra Praia Grande, no estádio Dr. Antonio Pinheiro Junior, em Pindamonhangaba.