Pinda homenageia Bicentenário da Independência com desfile cívico-militar

Devido aos festejos oficiais de 7 de Setembro na capital paulista, Pindamonhangaba antecipou seu desfile cívico-mil itar para o dia 3 de s etembro, na Avenida Albuquerque Lins. Depois de 2 anos sem ser realizado, devido ao agravamento da pandemia da covid-19, o desfile voltou a acontecer e reuniu cerca de 40 instituições, autoridades e grande público.

A abertura do desfile foi realizada pela Corporação Musical Euterpe, como já é tradicional na cidade, e encerrado pelos militares do Exército Brasileiro em Pindamonhangaba. Rede Municipal de Ensino, Secretaria de Esportes, escolas, igrejas, projetos sociais completaram o desfile.

O prefeito Isael Domingues, acompanhado pela primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Claudia Maria Vieira Domingues, foram os anfitriões do evento, recebendo no palanque oficial as autoridades municipais civis e militares. Secretários, adjuntos, diretores, assessores e vereadores prestigiaram o desfile, além da capitã PM Lucimeire Jerônymo, comandante da Polícia Militar de Pindamonhangaba; o 1º Tenente PM Diego Nunes, comandante do 3º Pelotão de Bombeiros de Pindamonhangaba; e, do Exército: 2º Batalhão de Engenharia de Combate Batalhão Borba Gato: comandante Cel. Henrique Vidal Lopez Pedrosa e esposa Amanda da Costa Bandeira Pedrosa; subcomandante Major Cristiano Rosenberg Lima e esposa Cristina Alves Fonseca Rosenberg Lima; adjunto de comando Subtenente Almir Ricardo Casagrande e esposa Egly Elaine Ferreira Lorena Gestal Casagrande. Comandante da 12ª Cia de Engenharia de Combate Leve Capitão Luã Mascarenhas de Carvalho e esposa Fernanda de Araújo Ferreira Mascarenhas; e comandante da 11ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada “Companhia Barão de Pindamonhangaba” Major Thiago Henrique Barros Cardoso.

O evento contou ainda com a presença ilustre do Ex-combatente da FEB, Veterano da Força Expedicionária Brasileira, 1º Ten R-1 Florentino Zandonadi, de 98 anos, acompanhado da sra. Luiza e filha sra. Regina Zandonadi, que vieram de Natividade da Serra para prestigiar o desfile de Pindamonhangaba.

A organização do desfile ficou por conta da Secretaria de Cultura e Turismo, que coordenou o andamento do evento na avenida e o palanque das autoridades, além de ser a responsável por toda a parte de estrutura. Todos os setores da Prefeitura de Pindamonhangaba foram parceiros do evento, como o Departamento de Trânsito (Secretaria de Segurança Pública) e o Departamento de Comunicação (Secretaria de Governo e Serviços Públicos), entre outros.

Para a realização do desfile, foram impedidas as ruas Sete de Setembro (início e concentração), avenida Albuquerque Lins até a altura da Telefônica, e trechos das ruas de acesso. O impedimento foi das 5 horas da manhã até aproximadamente meio-dia, quando o desfile foi encerrado.

Hasteamento será dia 7

A cerimônia oficial de Hasteamento das Bandeiras em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil será realizada no dia 7 de setembro, às 8 horas, no Obelisco da Praça Monsenhor Marcondes. O evento contará com a presença de autoridades, da tradicional Corporação Musical Euterpe, dos Escoteiros Itapeva e dos integrantes da comissão municipal do Bicentenário.

  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação
  • Divulgação