Pinda inicia projeto de xadrez em escolas municipais
A secretaria Municipal de Educação de Pindamonhangaba inicia um projeto de xadrez na Escola Municipal João Kolenda Lemos, localizada no residencial Bem Viver, no Araretama.
O objetivo do projeto é utilizar o xadrez como ferramenta pedagógica para desenvolver diversas competências e habilidades nos alunos envolvidos, que servirão de base para potencializar o desenvolvimento cognitivo como um todo.
“Nosso projeto pretende abranger 100% dos alunos da escola e para que isso aconteça precisamos do comprometimento de toda a equipe. O xadrez é muito desafiador e precisamos quebrar o mito de que é um jogo difícil e para poucas pessoas. Estamos na fase mais difícil, o início, começando com a capacitação das professoras e ensinando os movimentos básicos para algumas turmas. Em breve esperamos estar desenvolvendo nossos primeiros torneios internos, com premiações e incentivos para ajudar na motivação dos alunos. Também já temos parceria com a escola Ruth Azevedo, que também está iniciando um projeto. Nossas perspectivas são de que em um futuro poderemos ter um Campeonato de Xadrez Municipal com várias escolas participando”, conta o diretor da escola, Bruno Ricardo Cesário.
Mesmo o projeto estando ainda no início, a professora Letícia Aparecida de Gouvêa, do 3º ano B, tem visto bastante diferença no desenvolvimento de seus alunos em sala de aula: “Os alunos têm se mostrado com mais concentração nas atividades de sala e eu atribuo essa evolução à pratica do xadrez”.
Segundo a secretária de Educação, Luciana Ferreira, “o projeto de xadrez recebe todo o apoio da secretaria de Educação, por trabalhar conteúdos não só cognitivos, mas também de interação social e de saber lidar com sentimentos como a frustração e a alegria, decorrentes das perdas e das vitórias. Todos esses comportamentos são importantes a serem desenvolvidos para a boa convivência.”