Pinda inicia vacinação contra influenza na próxima segunda-feira
A Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba iniciará a vacinação contra o vírus da gripe (influenza) na segunda-feira (12). Este ano, a meta é vacinar 66.184 pessoas. Em 2020, Pindamonhangaba imunizou 52.230 pessoas.
A primeira etapa vai ocorrer de 12 de abril até o dia 5 de maio para gestantes, puérperas, indígenas, trabalhadores da saúde, e crianças de 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias).
A segunda fase, de 11 de maio a 8 de junho, será para idosos com 60 anos ou mais e professores.
A terceira etapa, de 9 de junho a 9 de julho, para caminhoneiros, trabalhadores do setor de transporte, de portos, policias e segurança, forças armadas, funcionários de sistema prisional, interno de sistema prisional ou reeducação social, além de pessoas com comorbidades, e deficiência permanente.
Para todas as fases, as vacinas serão aplicadas sempre de segunda a sexta-feira, das 8 às 11h30 e das 13 às 16 horas, em 16 locais: nova Cmei Centro (r. Major José dos Santos Moreira), UBS Bem Viver, UBS Vila São Benedito, ESF Feital, ESF Santa Cecília, ESF Cidade Jardim, ESF Castolira, ESF Azeredo, ESF Vale das Acácias, ESF Campinas, ESF Cruz Grande, ESF Bonsucesso, ESF Eloyna, Centro Comunitário Ouro Verde, quadra de esportes Jardim Regina e Shopping (exceto crianças no Pátio Pinda). Na segunda etapa, além dos 16 postos, ainda haverá Drive-thru no Parque da Cidade, das 9 às 17 horas.
As pessoas precisam levar documento de identidade e outros documentos/declarações que comprovem o seu pertencimento ao grupo de cada etapa.
As tabelas com as informações sobre o público-alvo e os locais de vacinação podem ser consultadas no site da Prefeitura www.pindamonhangaba.sp.gov.br clicando no banner: “Vacinação contra a Gripe”; E TAMBÉM NA TABELA A BAIXO.
ATENÇÃO: Em virtude da vacinação contra Covid-19, o público deve ficar atento às recomendações do Ministério da Saúde.
A imunização contra influenza só poderá ser feita 14 dias antes ou após a vacinação contra coronavírus.
Desta forma, é recomendado que as pessoas que estão recebendo doses da Coronavac/Butantan não recebam a vacina contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra Covid-19, pois esse intervalo é de até 28 dias e portando pode não respeitar o período recomendado de 14 dias entre a vacina contra um vírus e outro.
Assim, esse grupo poderá receber a vacina contra influenza 14 dias antes da primeira dose contra coronavírus ou 14 dias após a segunda dose.
No caso das pessoas que estão sendo imunizadas contra Covid-19 com a AstraZeneca/Oxford/FioCruz, que possui um intervalo médio de 3 meses, é perfeitamente possível ser vacinado contra influenza entre a primeira e a segunda dose contra coronavírus, pois o período mínimo de 14 dias entre um tipo de vacina e outro seria respeitado.
Os que ficaram com dúvidas e já foram vacinados contra Covid-19 devem levar a carteira de vacinação e serão orientadas por profissionais de saúde nas unidades.
Vale ressaltar que, em virtude da própria vacinação contra Covid-19 e do respeito ao prazo de 14 dias, este ano a imunização contra influenza será feita durante um período maior. Assim todos os públicos poderão ter tempo para receber vacina contra as duas doenças de forma eficaz e planejada.