Pinda inova e lança Sala do Empreendedor Digital

Objetivo da plataforma é facilitar a vida dos cidadãos e empreendedores da cidade (urbanos e rurais); a plataforma reúne diversas facilidades, integrando serviços e dados, além de oportunidades de qualificação e capacitação

A Prefeitura de Pindamonhangaba realizou o lançamento da Sala do Empreendedor Digital dia 20 de junho.
A iniciativa está dentro do processo de transformação digital e da estratégia de tornar Pindamonhangaba uma cidade cada vez mais inteligente e inclusiva. Assim, a Prefeitura sai na frente e inova, promovendo aos seus munícipes acesso a uma nova solução no fomento ao protagonismo e empreendedorismo do município, por meio da “Sala do Empreendedor Digital”.

É uma plataforma digital, que utiliza recursos tecnológicos robustos, como Business Intelligence integrados a Inteligência artificial, que vem para ampliar e iluminar o caminho das pessoas que querem tirar uma ideia do papel ou fazerem seus negócios crescerem, oferecendo assistência personalizada aos empreendedores, bem como legalizar, simplificar, capacitar, emancipar ações. O propósito é impactar os pilares sociais, econômicos e ambientais, aumentar a geração de renda de suas famílias e ajudá-los a se desenvolverem de forma sustentável, além de desburocratizar processos e facilitar a vida do cidadão.

O foco é integrar diversos serviços, seja da Prefeitura ou parceiros em um único ambiente e gratuito.
Estamos vivendo um momento de retomada da economia no país e muito do crescimento virá dos micros e pequenos empreendedores. Nossa cidade aposta na riqueza e na renda desta camada da população, que inclusive hoje no Brasil representa mais de 70% das empresas formais”, afirmou o secretário de Tecnologia, Inovação e Projetos de Pindamonhangaba, Danilo Veloso.
Com a inovação e tecnologia queremos ajudar esses empreendedores a crescerem e se desenvolverem de maneira justa e sustentável”, acrescenta.

Imagine uma pessoa que tem dúvidas sobre como abrir uma empresa, como formalizar uma MEI, como emitir uma nota fiscal, como acessar um microcrédito do Banco do Povo Paulista, que disponibiliza taxas reduzidas ao empreendedor. Na plataforma da Sala do Empreendedor Digital disponibilizamos diversos serviços e tutoriais informativos, com um passo a passo de como cumprir cada atividade”, explicou Veloso.

Além desses tutoriais, os munícipes também terão acesso à cursos gratuitos sobre como acelerar o crescimento das micro ou pequenas empresas, como transformar uma ideia em negócio, entre outros. Passam a ter acesso também a uma agenda de eventos da cidade e outros nacionais que auxiliem os empreendedores nesse crescimento.

Uma outra ferramenta de destaque que disponibilizamos na Sala do Empreendedor Digital é o de apoio ao produtor rural. Nós digitalizamos todo o processo de solicitação de serviços gratuitos de assistência de um engenheiro agrônomo, serviços de empréstimos de trator, de implementos agrícolas, serviços de inseminação artificial, diagnóstico de gestação animal, entre outros”, detalhou o secretário de Desenvolvimento Econômico Roderley Miotto. “Agora o agricultor pode fazer as solicitações desses serviços de forma prática pela plataforma. E o melhor, de forma gratuita”, afirmou Roderley Miotto.

O presidente da ACIP, Mauro Almeida, participou do evento e ressaltou o compromisso da Associação em apoiar a iniciativa, “que auxilia no fomento à economia, bem como fortalecimento do setor comercial e industrial com avanço significativo com os empreendedores do município”.

Na mesma linha, a diretora do Sebrae de Guaratinguetá, Ariane Teixeira Canellas, destacou a parceria entre a instituição e a Prefeitura e apoiadores, melhorando a geração de emprego e estimulando os micro e pequenos empreendedores.

E como acessar a Sala do Empreendedor Digital?

Para ter acesso, o munícipe pode utilizar tanto o aparelho celular como o computador com internet pelo www.empreendedor.pindamonhangaba.sp.gov.br. Em seguida, realiza um breve cadastro, para conseguir usufruir dos serviços e funcionalidades.

O site foi viabilizado através de uma parceria entre o município, o Sebrae e ACIP.
Para exemplificar, é possível começar uma empresa do zero com base nas informações, regularizar documentos ou ainda aprender um novo ofício, tudo dentro da mesma plataforma.

A solução é bastante democrática, pois fica disponível 24 horas ao cidadão, o que facilita o acesso às pessoas de qualquer lugar da cidade: em áreas rurais, regiões periféricas ou mesmo por comodidade de não ter que se deslocar para pedir uma informação que ela pode obter com muita facilidade e qualidade. A Sala do Empreendedor Digital de Pindamonhangaba vem para complementar os serviços presenciais disponibilizados no PAT, no Sebrae Aqui, da Secretaria de Agricultura, entre outros, tornando a nossa oferta de serviços à população ainda mais ampla.

Segundo Felipe Carvalho, cofundador da plataforma, fica muito mais fácil para a Prefeitura gerenciar a oferta de cursos, saber sobre o histórico de participação, disponibilizar os vídeos na plataforma, integrar com os conteúdos de parceiros como o Sebrae, ACIP, das universidades da cidade, entre outros. A ferramenta também traz por trás mecanismos de inteligência artificial que oferece a possibilidade de medir os resultados e aferir o impacto na população. O município pode unificar o acesso e compreender melhor os parâmetros de sucesso dos empreendedores locais.

Para Marcos Batista, também cofundador da plataforma, o desafio foi criar condições para os munícipes que empreendem por necessidade, utilizarem melhor suas virtudes no desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora, para que estejam em sintonia com as demandas dessa nova era.

“Periodicamente serão acrescentados novos conteúdos e funcionalidades para tornar a experiência de fomento ao empreendedorismo cada vez melhor à população de Pindamonhangaba”, disse.

  • Divulgação. O secretário Roderley Miotto destacou a ajuda ao produtor rural, entre outros
  • Divulgação. Sala pretende tornar a cidade ainda mais inteligente e inclsuiva