Pinda participa de reunião de encerramento do censo com IBGE

Membros de diversas secretarias da Prefeitura de Pindamonhangaba participaram de uma reunião organizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã do dia 16 de maio sobre a finalização do senso demográfico no município.
Dentre os presentes estavam os secretários de Finanças e Orçamento, Cláudio Godoy Fonseca, de Cultura e Turismo, Alcemir Plama, além do Chefe de Gabinete, Rodrigo Lossio, dos diretores de Captação de Recursos, Jálissen Pereira Duarte, e de Cultura, Rebeca Guaragna, assessor Danilo Homem de Melo, dentre outros membros da administração e representantes da Câmara de Vereadores e de conselhos e órgãos de classe.

O agente censitário de administração e informática, Adaílton Ribeiro Bevenuto Junior, disse que se tratou de uma reunião de planejamento, para abordar a reta final do censo. “Apresentamos os dados finais sobre a população e a metodologia de trabalho aplicada para fazer o censo no município”.

O coordenador de área do IBGE, Lívio Aloísio de Carvalho, explicou que “foi uma reunião de encerramento das atividades em Pindamonhangaba, com gráficos sobre os dados coletados e estatísticas gerais”.

Ele destacou que uma das maiores dificuldades encontradas pela equipe na cidade foram as casas vazias. “Percebemos uma quantidade elevada de imóveis ocupados por uma única pessoa, assim foi muito difícil para os recenseadores encontrarem essas pessoas em casa, porque normalmente saem cedo para trabalhar, voltam tarde ou às vezes retardam o retorno, pois passam em supermercado, restaurantes. Mas nossos agentes conseguiram uma boa cobertura, utilizando estratégias diferentes em relação aos horários de inicio ou e fim da coleta”.

Segundo Lívio Aloísio de Carvalho, em Pindamonhangaba trabalharam cerca de 220 pessoas no processo e o resultado final será apresentado dia 28 de junho.

  • Divulgação. Representantes do IBGE durante a reunião
  • Divulgação.