Pinda promove conscientização sobre violência contra pessoa idosa

Pindamonhangaba celebrou a Semana Mundial de Conscientização Sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa com diversas orientações no Largo do Quartel.

A iniciativa do Conselho Municipal do Idoso contou com parceria com a Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Pindamonhangaba, além de apoio da Secretaria de Esportes e outras instituições com OAB – Ordem dos Advogados do Brasil – FASC, dentre outras.

O evento teve música ao vivo, apresentações de dança, dança circular com a equipe Vivência, blitz educativa, além de depoimentos de membros do Conselho, da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Esportes.

O secretário de Esportes, Everton Chinaqui, elogiou o Conselho e a Secretaria de Assistência Social pela iniciativa. “É um evento extremanente importante para a cidade. Nós, do esporte, apoioamos a iniciativa e desenvolvemos várias atividades para os idosos, como nossas equipes da melhor idade. Acreditamos que o esporte seja um elemento também de saúde, de bem-estar, de acolhimento, e de respeito aos idosos. Parabéns ao Conselho, à presidente Ágata, à Assistência Social, em nome da Ana Paula e da Thais, e a todos os envolvidos”.

A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Ágata Irina Vilani, disse que o objetivo é conscientizar a população sobre respeito aos idosos e cidadania, “alertando sobre a questão da violência contra a pessoa, que muitas vezes não é apenas física, mas também psicológica, financeira, patrimonial, sexual e ocorre na maioria das vezes dentro da própria família, com pessoas próximas”.

Ela lembrou que o Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, foi oficialmente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos, que estabeleceu a comemoração em junho de 2006. Ela ressaltou que a data representa um dia do ano em que o mundo inteiro manifesta sua oposição aos abusos e sofrimentos aos idosos. “Por isso hoje Pindamonhangaba realiza esse ato e esperamos conscientizar as pessoas sobre o respeito aos idosos e alertar sobre a necessidade de denúncias e de pedir ajuda caso seja necessário”, completou Ágata.

A secretária adjunta de Assistência Social, Thais Batista do Carmo, representou a secretária Ana Paula Miranda no evento e afirmou que “o Conselho, bem como todos os idosos de Pindamonhangaba e as instituições voltadas paras os idosos da cidade têm tem todo o nosso apoio nas ações de prevenção e conscientização voltadas ao segmento”.

O evento contou ainda com a participação da vereadora Regininha, do reitor da FASC, Eduardo Aguiar, de diversos membros do Conselho, além de representantes de associações e instituições voltadas a idosos.

  • Divulgação. O evento buscou esclarecer a questão da violência contra os idosos