Pinda recebe exposição itinerante e oficinas gratuitas sobre meio ambiente
Nos dias 29 e 30 de agosto, Pindamonhangaba receberá a exposição itinerante “A coleta seletiva e você” com atividades para comunidade, catadores e cooperativas. A mostra faz parte do “Programa de Educação Ambiental do Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro – Etapa ll” (PEA Gascar).
A exposição estará nos dias 29 de agosto, das 13h30 às 17h30, e 30 de agosto, das 8 às 17h30, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina. Além disso, nos mesmos dias, oficinas também acontecerão no museu. No dia 29, os workshops serão abertos à população em geral. Cada uma com 25 vagas, as atividades trabalharão o consumo consciente e reciclagem, às 13h30 e às 15h30, respectivamente.
Já no dia 30, as oficinas da manhã são destinadas a cooperativas de reciclagem, com dez vagas cada. Os temas serão “Mediação de conflitos”, às 8 horas, e “Negociação, vendas e oportunidades de negócio”, às 10 horas. No mesmo dia, na parte da tarde, acontecerão as oficinas para catadores individuais, também com 10 vagas cada uma. Os temas serão: “Cooperativismo”, às 13h30; e “Saúde e uso de EPIs”, às 15h30.
O “PEA Gascar” tem como proposta contribuir para a melhoria da gestão de resíduos sólidos nos municípios da área de influência do gasoduto Gascar, da NTS- Nova Transportadora do Sudeste e Transpetro. As atividades formativas do projeto iniciaram em junho de 2017 com o Módulo I – Capacitação dos Gestores Públicos em Resíduos Sólidos contemplando os 33 municípios da faixa de dutos, entre eles Pindamonhangaba. Agora, no Módulo II, serão realizadas ações de educação ambiental junto aos outros públicos, por meio da exposição itinerante sobre os atores envolvidos na coleta seletiva.
Mais informações e as inscrições para o “PEA Gascar” na cidade já podem ser formalizadas na Secretaria de Serviços da Prefeitura pelo telefone (12) 3644-5208.
O Museu fica na rua Marechal Deodoro, 260, centro.