Pindamonhangaba no Cenário Nacional

Certo dia, numa reunião entre amigos, quase todos da capital, resolvi falar para eles das participações de Pindamonhangaba na história brasileira.

Assembleia da ONU
Pois bem, comecei falando da Assembleia da ONU, que se realiza anualmente nos Estados Unidos, com as presenças dos presidentes de aproximadamente 50 países.
Eu disse que quem sempre faz a abertura desta reunião é o Presidente do Brasil. E porquê? Por causa de Pindamonhangaba: Leão Velloso, Ministro das Relações Exteriores do Brasil, na época, ou seja, em 1945, ano em que acabou a 2ª Guerra Mundial.
Pela sua capacidade, foi designado para presidir a primeira Assembleia da ONU, por ter sido o Brasil o único país da América Latina a participar da guerra.
Assim, de lá para cá, todos os anos o presidente brasileiro é que abre esta assembleia.

Grito da Independência
Outro fato importante: por ocasião do Grito da Independência por D. Pedro I, no Ipiranga, em São Paulo, em 07 de setembro de 1822, a Guarda Imperial era comandada por um Pindamonhangabense, o Coronel Manuel Marcondes de Oliveira e Mello, o qual recebeu a mensagem enviada por José Bonifácio e a entregou ao Imperador. Além dele, praticamente a metade da guarda era composta por Pindamonhangabenses.

Febre Amarela
Em seguida, falei sobre o médico Emílio Ribas que, com sua teoria sobre ser o mosquito que transmitia a Febre Amarela ao ser humano, no começo teve que enfrentar os descrentes, mas que, depois ele foi considerado o responsável pela extinção desta epidemia no Brasil.
Tanto, que um dos maiores hospitais do país, em são Paulo, leva o seu nome.

Na Música
Outro fato: perguntei aos amigos de conversa qual a música mais cantada no Brasil? Lógico que é “parabéns a você”. Então, expliquei que em 1942 foi realizado um concurso, de âmbito nacional, para dar a versão brasileira da música americana “Happy Birthday To You”.
A vencedora foi a professora de Pindamonhangaba, Bertha Celeste Homem de Mello.
Portanto, a autora da versão brasileira da música mais tocada em nosso país é de Pindamonhangaba.

No Cinema
A seguir, falei do cineasta mais famoso do Brasil até hoje: Amácio Mazzaropi. Ele não nasceu em Pinda e sim em São Paulo, porém fez questão de ser sepultado aqui, onde já estava sepultada sua mãe. E teve mais motivos. Sua carreira começou em um circo. E este circo teve suas melhores atrações em Pindamonhangaba, quando estava montado no Largo São José, onde hoje está o prédio dos Correios.
Até que um dia o Circo pegou fogo e, após o incêndio Mazzaropi ficou praticamente sem nada.
Eis que veio a ajuda através de uma pessoa local, que financiou tudo e o grande comediante (o maior do Brasil) começou tudo de novo e se transformou na maior lenda do cinema brasileiro até hoje.
Sobre esporte e grandes nomes na política, abordaremos em outro artigo.
Mas que Pindamonhangaba tem sua importância, isso tem, não é mesmo?