Pindamonhangaba participa de congresso de engenharia sanitária e ambiental

A Prefeitura de Pindamonhangaba enviou representantes para a 32 ª edição do Congresso da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) realizado em Belo Horizonte, na última semana.

O tema do congresso foi saneamento ambiental e desafios para a universalização e a sustentabilidade.
A secretária de Meio Ambiente de Pindamonhangaba, Maria Eduarda San Martin, explicou que a equipe do município foi aprimorar conhecimentos. “Com muito trabalho em Pindamonhangaba, o município vem se destacando no Estado e no Brasil. Temos 99% do esgoto coletado e 100% do que é coletado é tratado. Estamos no caminho da universalização do saneamento e viemos entender melhor a situação para aplicação de melhorias no saneamento rural. Em 2019, por exemplo, recebemos um prêmio da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, ficando entre os 10 municípios considerados de grande porte que estão no rumo da universalização do saneamento”.

Ainda sobre o congresso, Maria Eduarda disse que foi importante para “entender alguns assuntos, pois a Secretaria de Meio Ambiente não é uma pasta executora de projetos ou de obras de saneamento, mas pode conduzir alguns planos, projetos e diretrizes para o município. Assim, nosso foco foram questões voltadas ao saneamento rural principalmente, que é um desafio, uma necessidade de Pinda. Antes mesmo do congresso, optamos por fazer um projeto e pleitear recurso ao FEHIDRO para desenvolver um plano de saneamento rural. O projeto já foi aprovado no Comitê de Bacias, e agora está no Estado para análise e esperamos ser contemplados.”

Maria Eduarda destacou que também foram debatidos outros tópicos como “recursos hídricos e saneamento em áreas de risco e a questão da qualidade da água. Esse foi o foco, não apenas para atender a universalização mas também para que possamos ter uma melhor qualidade da água, colaborando assim com o meio ambiente e a qualidade de vida da sociedade.

A secretária aproveitou a oportunidade para observar expositores e tecnologias voltadas para saneamento de grande escala. A ideia é que possamos participar de outros eventos para conhecer também tecnologias individuais”.

Ela foi acompanhada pela engenheira civil Denise BortolI Ribeiro e no evento encontraram com a estagiária Nicole, que estava com seu grupo da Unesp apresentando trabalhos universitários.

  • Divulgação. A secretária de Meio Ambiente Maria Eduarda San Martin (ao centro) representou Pindamonhangaba