Pindamonhangaba perde ‘Mestre da Cultura’ D. Tereza

Pindamonhangaba perdeu na quinta-feira, dia 30 de dezembro, a “Mestre Benzedeira da Cultura Viva” Maria Tereza de Jesus Teixeira, conhecida como D. Tereza. Natural de Pinda, ela nasceu no bairro do Goiabal, e começou a benzer ainda criança, aprendendo com sua mãe, que aprendeu com sua avó as orações.
Ela se dizia rezadeira e contava que sua mãe a ensinou a benzer utilizando um copo de água e brasa de fogo. Se a criança estivesse com quebrante, a brasa afundava. Depois de casada ela aprendeu a benzer também “bicha”, quebrante, ódio, inveja, ambição, malefícios e espíritos ruins, usando um ramo de arruda, alecrim ou guiné, em alguns casos indicando também banhos ou chás. Perdeu as contas do número de pessoas que já foram bentas, suas orações atravessaram gerações, onde atendeu crianças que quando cresceram levaram seus filhos, netos e bisnetos.
Nunca cobrou nada para benzer ninguém, sempre benzeu por amor, carinho, compaixão e fé.
Faleceu aos 88 anos, completados no dia 2 de novembro; e foi sepultada em Pindamonhangaba. A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, lamenta a morte e se solidariza com os familiares e amigos.
Saiba mais sobre a Dona Tereza no Museu da Pessoa, acessando o link:
https://acervo.museudapessoa.org/pt/conteudo/video/rezadeira-pela-mao-de-minha-mae—dona-maria-thereza-de-jesus-teixeira-177062.

  • Créditos da imagem: Divulgação