Editorial : Por mais mulheres em carreiras técnicas
“O mercado de trabalho precisa de mais 136 anos para que o mundo atinja a igualdade de gênero”, segundo informações resultantes do ‘Fórum Econômico Mundial’. Dado preocupante!
Ainda de acordo com informações debatidas no fórum, o desequilíbrio parece ainda maior em áreas técnicas, como engenharia ou tecnologia – que mantêm uma forte predominância masculina.
Ciente dessa realidade, algumas empresas e instituições criam campanhas para combater essa triste estatística e ajudar a mudar esse cenário. E, na edição de hoje, trazemos uma matéria que aborda uma dessas iniciativas – tão importantes para o crescimento igualitário da nossa sociedade.
Aos poucos, campanhas buscam sensibilizar e promover a participação de mais mulheres em carreiras como Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM – no acrônimo inglês).
Sabemos que ainda há muitos obstáculos em torno dessa realidade e, eliminá-los é dever de cada instituição responsável e comprometida com o avanço da sociedade, principalmente, nas comunidades em que essas organizações estão inseridas.
Não basta só oferecer a vaga; é preciso diversificá-las. Não basta apenas oferecer os cargos, é preciso capacitar e incentivar as mulheres a se capacitarem em áreas técnicas. É necessário dar condições para que elas deixem – muitas vezes, subempregos – para atuarem onde desejam; onde têm vocação e talento.
Fazer do mundo um lugar melhor para se viver e mais igualitário para todos é dever de cada cidadão, a partir da sua realidade! Comece hoje!