Editorial : Porque aprender é tão poderoso?

Acredito que o ponto chave em aprender algo novo, como o inglês, é que as pessoas podem ampliar a comunicação em um tempo de globalização e interação social constante e imediata. Nesse sentido, o processo de ensino do inglês passa a ser visto como meio de aumentar as perspectivas culturais e profissionais de um cidadão

Além dessa análise, podemos observar uma melhora cognitiva e de memória, possibilitando uma compreensão mais diversificada do mundo, pensamento crítico e empatia são apenas alguns dos benefícios de quem aprende a Língua Inglesa no contexto escolar.

Isso sem falar no fato de que o inglês é uma língua universal, falada em praticamente todos os cantos do mundo. Por isso, estudar esse idioma permite um contato mais aprofundado com a cultura de outros países, seja por meio de viagens ou mesmo filme, músicas, livros e pesquisas na internet.

Pelo lado pessoal, saber falar inglês é importante pois vai auxiliar em viagens de lazer, não vai ser necessário um intérprete, nem ficar perdido em algum lugar por não saber ler e entender tal idioma. É útil também pois permite conhecer outras culturas e outros modos de vida.

Um dos maiores benefícios para o cérebro em aprender um idioma é que a memorização da gramática e do vocabulário, bem como o aprendizado de novas regras possui efeitos positivos na retenção cognitiva diária. Assim como exercitar o corpo, treinar o cérebro oferece benefícios consideráveis à saúde.

E assim como o inglês, nosso cérebro tem espaço para aprender novos conhecimentos e idiomas, mostrando que poucas coisas mudam tanto uma vida, como aprender algo novo.

O aprendizado é um processo feliz e poderoso, pois nos motiva a ser mais curiosos e muda a maneira como vemos o mundo.