Preço dos ovos de Páscoa assusta consumidores, que buscam alternativas mais econômicas

A Páscoa, que neste ano será comemorada no dia 9 de abril, é um feriado muito popular no Brasil. No entanto, essa data tem trazido cada vez mais gastos para a população, devido aos altos preços dos produtos típicos da festa. Os ovos de chocolate, por exemplo, estão até 18% mais caros do que no ano passado, segundo apuração feita pela Abras (Associação Brasileira dos Supermercados).
Por isso, o consumidor, que quer economizar, precisa ter estratégia para realizar as compras nesta época do ano. Para ajudar e dar dicas para as famílias que desejam economizar sem deixar de lado o encanto da Páscoa, conversamos com Matheus Bortone Martins, docente de gestão e negócios do Senac Pindamonhangaba e ele deu algumas dicas importantes.

Assim como em qualquer ocasião que exige despesas, fazer um orçamento com o que se pretende comprar e por quanto pagar é fundamental. Dessa forma, gastos surpresas ou desnecessários tendem a não acontecer.
“Para conseguir economizar, pesquise primeiro o preço do chocolate: não somente em supermercados ou atacadistas, mas também em lojas especializadas de confeitaria, onde se pode encontrar melhores preços, assim como marcas diferentes”, explica o professor.
“A ideia é focar no tipo do chocolate e fugir das grandes marcas, o que pode gerar uma economia de até 25% no preço do kg do produto, sem perder a qualidade do mesmo”, completa.

As crianças são quem mais se animam com o feriado. Porém, levá-las ao supermercado nesse período do ano pode resultar em gastos maiores. Isso porque as crianças possivelmente vão pedir os ovos de Páscoa e as opções mais caras.

Comerciantes locais costumam ter ofertas mais em conta. Pode ser um conhecido, um amigo ou um parente que vende doces. Os valores que eles praticam devem ser melhores que em grandes lojas, por exemplo. Vale lembrar que existem várias promoções com cashback também, em que na compra do chocolate ou ovo de Páscoa, é possível ter uma parte do valor de volta.

Um ótimo jeito de economizar na hora de comprar um chocolate nesta Páscoa é focar nas barras ou invés dos ovos, onde se consegue, até pelo mesmo valor do ovo, comprar até cinco vezes mais chocolate.

Uma última dica para economizar é em vez de comprar vários ovos de Páscoa para a família, uma boa ideia é fazer um amigo secreto. Essa é a brincadeira em que cada familiar ou amigo sorteia o nome de uma pessoa do grupo e deve presentear apenas ela com um chocolate, em vez de comprar um ovo para cada um dos membros.

Para as mães mais animadas, fazer os próprios ovos de Páscoa em casa também é uma boa saída, pois além de ficar mais barato, essas atividades geram ótimas lembranças afetivas e aproximam ainda mais pais e filhos.

  • Divulgação.
  • Divulgação. Os ovos de chocolate estão até 18% mais caros do que em 2022, segundo apuração feita pela Abras