Prefeitura anuncia cancelamento do concurso público
A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, na tarde dessa quarta-feira, dia 9 de outubro, o cancelamento do concurso público realizado na cidade, no mês de agosto, pela empresa IUDS – Instituto Universal de Desenvolvimento Social. A declaração oficial de cancelamento foi realizada pelo prefeito de Pindamonhangaba, Dr. Isael Domingues, junto com o secretário de Negócios Jurídicos, Anderson Alves.
Na ocasião do concurso, mais de 32 mil pessoas realizaram as provas em 12 estabelecimentos de ensino localizados em Pindamonhangaba e Taubaté, e muitas reclamações já no dia da prova tomaram conta das redes sociais e também da imprensa, o que levou à abertura de processo administrativo da Prefeitura para averiguação.
As denúncias referentes a falhas da empresa IUDS, como: desorganização na realização das provas, superlotação das salas, atraso no início dos exames, provas com potencial para serem violadas, falta de fiscais nas escolas e salas de aula, e outras, somadas às mais de 70 participações pelo aplicativo E-ouve, denúncias na Ouvidoria da Prefeitura e mais de 100 reclamações no Ministério Público, levaram a Prefeitura de Pindamonhangaba a decidir pelo cancelamento do concurso público.
O prefeito Isael Domingues ressaltou que todos os esforços cabíveis à Prefeitura foram feitos, no sentido de apoio e suporte para: mobilização da Polícia Militar, transporte público, viabilização de prédios – todas documentadas por parte da Prefeitura.
“A Prefeitura é a maior interessada na realização do concurso público e contratação de novos funcionários, que irão atuar nos prédios que estamos prestes a inaugurar, como postos de saúde, creches, UPA, entre outros”, explicou o prefeito Isael Domingues. Ele anunciou, ainda, a realização de novo concurso, que poderá ocorrer ainda neste ano.
“Queremos ressaltar ainda nossa indignação e que estamos a favor dos ‘concurseiros’, mas querermos um concurso que seja realizado dentro da maior lisura e tranquilidade possíveis”, destacou o prefeito.
De acordo com o secretário de Negócios Jurídicos da Prefeitura, Dr. Anderson Alves, o contrato com a empresa IUDS prevê que o valor que foi pago pelos candidatos é a remuneração dos serviços de execução do concurso, portanto sendo de responsabilidade da empresa o ressarcimento dos valores das inscrições. “Importante ressaltar que os valores da taxa de inscrição foram recebidos diretamente pela empresa, que ficou responsável pelo planejamento, organização e realização do concurso”, afirmou.