Prefeitura comemora folclore em escola do ‘Primavera’

A Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria de Educação, realizou na escola Professora Madalena Caltabiano Salum Benjamim comemorações em relação ao folclore, de uma maneira diferente e muito legal. Além de falarem sobre a importância e o significado desta palavra, desenvolveram também algumas atividades que possibilitaram aos alunos ter a vivência lúdica desta festa.

As comemorações começaram dia 19 de agosto com uma rodada de contação de lendas com a orientadora de arte Regina.
Depois foi realizada uma oficina com todos os alunos, desde o Pré 1 até o 5º ano, de balangandãs, dia 22 – Dia do Folclore. O brinquedo é feito com fitas coloridas e tem sua origem na cultura africana. As crianças adoraram e inclusive tiveram o momento de brincarem coletivamente com seus balangandãs.

Finalizando as comemorações, dia 24, foi realizada uma aula aberta de educação física, com a orientadora Mariane, em que os pais e familiares dos alunos foram convidados para brincarem juntos, resgatando jogos e outras brincadeiras folclóricas e por muitos desconhecidas ou esquecidas, como as 5 Marias. bilboquê, corda, bolinhas de gude, pião e outras.

De acordo com a diretora Fabíola, “a participação da comunidade e a troca de saberes foi com certeza um grande prêmio, tanto para os alunos que vivenciaram experiências significativas, como para nós educadores que revisitamos nossas memórias da infância, foi uma grande oportunidade para fortalecer nossa cultura”.

  • Divulgação Os alunos vivenciaram os significado da palavra folclore com atividades lúdicas
  • Divulgação Os alunos vivenciaram os significado da palavra folclore com atividades lúdicas