Prefeitura de Pinda é convidada para debate que busca fomentar e promover novos roteiros turísticos
Novas rotas turísticas
“Um olhar comum para desenharmos de maneira colaborativa um plano de trabalho que busca tornar essa região, que é já fascinante, em um local amplamente reconhecido pelo valor que temos; este é o principal objetivo desse encontro. Esta reunião é de todos e para todos!”
Foi com estas palavras que o empresário José Olímpio Mattos Júnior iniciou o encontro, que marcou o início dos trabalhos conjuntos – que têm por proposta desenhar novas rotas turísticas, resgatando e valorizando a história do percurso existente: o ‘Caminho da Serra Preta’.
O trecho, também conhecido como ‘Serra do Paraíba’; ‘Serrote do Paraíba’; entre outros nomes, liga os municípios de Pindamonhangaba a Campos do Jordão (SP); e teve grande relevância no “Ciclo do Ouro” e “Ciclo da Cura”: século XVIII.
O intuito desse trabalho conjunto é traçar os próximos passos, bem como os investimentos necessários por parte da iniciativa privada para que o projeto se torne realidade.
Convidada, a Prefeitura de Pindamonhangaba – através da secretaria Municipal de Cultura e Turismo e de outros setores do poder público –, está contribuindo com informações históricas para que a iniciativa privada possa fomentar e promover essas rotas.
“É um desejo da administração pública viabilizar iniciativas na zona rural e na zona urbana; e, dentro do nosso conceito de gestão integrada, temos que envolver todos os atores principais para que possamos atuar na mesma sintonia e termos a mesma visão de cidade e de crescimento sustentável”, destacou o prefeito Isael Domingues, em sua fala de abertura na reunião.
Ele acrescentou que a Prefeitura busca, constantemente, o desenvolvimento da economia criativa no município, tendo em vista que ao buscar novos roteiros turísticos, os vários segmentos dentro do turismo serão beneficiados, sejam eles: rural; religioso; de aventura; ecológico, histórico e geográfico; gastronômico e também o turismo de pesquisa.
Para a secretária de Obras e Planejamento, Marcela Franco, a Prefeitura também “auxiliará junto aos órgãos competentes a aprovação desses projetos e os devidos licenciamentos, para que sejam oficializadas essas rotas, e assim, tenhamos os caminhos destinados a esse resgate cultural, histórico e geográfico”, disse.
“Estar reunido com proprietários da região rural, que se unem para debater ideias e projetos em prol da cultura e do turismo de Pindamonhangaba é de extrema importância para o fomento turístico da nossa cidade”, ressaltou o secretário Adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.
A reunião ocorreu na Fazenda Maynô, região das Oliveiras em Pindamonhangaba, no dia 29 de abril.