Prefeitura discute últimos detalhes para retomada das castrações de cães e gatos
A Prefeitura de Pindamonhangaba está finalizando os trâmites para retornar com o serviço de castração gratuita de cães e gatos na cidade.
Nesta semana, o diretor de Proteção de Riscos e Agravos à Saúde, André Pereira, e a chefe de divisão do Cepatas, Andréa Louzada, estiveram em São Paulo em reunião com a empresa vencedora do certame licitatório para conhecer a estrutura, o ônibus “castramóvel”, os equipamentos, protocolo, anestésico e procedimento cirúrgico. “Prezamos não só pela esterilização dos animais, mas também pelo bem-estar. A técnica é minimamente invasiva, o protocolo anestésico está de acordo, assim como os medicamentos”, explicou a chefe de divisão Andréa Louzada.
Quando os trâmites forem finalizados, serão 900 castrações em dois dias com dois ônibus. A previsão é de cerca de um mês para os serviços serem iniciados.
“Particularmente, gostei do que nos foi apresentado, a empresa faz castrações para várias prefeituras, entre elas, São Paulo e Jacareí. São experientes, realizam 200 castrações em um dia, em um espaço menor que temos no Cepatas. São organizados e a equipe é sempre a mesma, já estão acostumados a trabalhar juntos”, observou Andréa.
Para o diretor André Pereira, as expectativas são muito boas. “A gestão do Dr. Isael está buscando levar inovação em todos os setores da prefeitura e a causa animal não poderia ser diferente. Buscamos trazer inovações para o Cepatas e uma delas é a ampliação na oferta da castração que esse ano contará com um novo sistema via Ônibus Veterinário, com todas as normas e diretrizes exigidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária”, garantiu.