Prefeitura e USP encerram formação em Neurociências e Educação
A Secretaria Municipal de Educação concluiu, na segunda-feira (12), a formação “Atendimento Educacional Especializado – Neurociências e Educação”, realizada pelo neurocientista Fernando Lauria, como uma das ações do convênio entre a Prefeitura de Pindamonhangaba e a Universidade de São Paulo EEL – USP.
De acordo com a gestora Regional Tayla Zarzur, a formação aconteceu entre os meses de abril e dezembro aos professores especialistas dos NAPs (Núcleos de Apoio Psicopedagógicos), das salas de recursos multifuncionais e parceiros do terceiro setor que realizam o atendimento educacional especializado aos alunos da Rede Municipal com algum tipo de deficiência ou necessidade especial.
“Foram meses de um rico aprendizado, com trocas de experiências e, sobretudo, de reflexões. A formação trouxe um reflexo muito positivo na prática, sendo observadas a elaboração de materiais e intervenções, pela equipe do AEE, com impacto direto na aprendizagem dos estudantes atendidos”, analisou a professora Eunice de Oliveira, da EM Profª Isabel do Carmo Nogueira. “Olhar uma deficiência ou um transtorno de aprendizagem pelo ponto de vista da Neurociência, é analisar e conhecer uma dinâmica complexa, porém apaixonante, de saber como e porque a pessoa aprende, age e reage, é conhecer suas motivações e emoções. A Neurociência é, de fato, humanizadora”, completou.
“No decorrer deste ano, a alegria por vislumbrar cada novo conhecimento adquirido e consolidado foi percebida nessa formação. Empatia, respeito, solidariedade e orgulho foram apenas alguns dos sentimentos mediante a grandiosidade do que foi aprendido, apreendido e ensinado com tanto entusiasmo, que contagiou a todos ao provocar a curiosidade quanto à grandeza do ser humano enquanto ‘húmus’, enquanto terra fértil perante o ambiente físico, emocional e intelectual”, relatou a professora corresponsável do NAP Governador Mário Covas, Rosângela Gonçalves.
Segundo a secretária de Educação da Prefeitura, Luciana de Oliveira Ferreira, “ações como esta serão retomadas para o próximo ano com objetivo de especializar cada vez mais a equipe de professores do Atendimento Educacional Especializado para o melhor atendimento aos alunos da Rede Municipal”.