Prefeitura inaugura nova sede da Biblioteca Pública Municipal “Ver. Rômulo Campos D´Arace” nesta terça-feira

A Prefeitura de Pindamonhangaba realiza, nesta terça-feira, dia 20 de junho, às 10 horas, a inauguração da nova sede da Biblioteca Pública Municipal “Ver. Rômulo Campos D´Arace”, que saiu do Bosque da Princesa e agora está na rua Dr. Campos Sales, 529, Centro.

A mudança se dá para resolver o problema de umidade que diminuía a vida útil dos livros da biblioteca, devido à proximidade com o Rio Paraíba do Sul. A nova biblioteca terá espaços com acessibilidade, para crianças, para oficinas, além de área para jogos, seguindo o conceito de “Biblioteca Viva”, em que a formação de público é feita a partir de equipamentos culturais, promovendo uma nova visão do papel das bibliotecas, como vem ocorrendo com sucesso em países como Colômbia, Chile e França.

Para a criação da identidade visual do novo prédio, seguindo esse conceito inovador, Secretaria de Cultura e Turismo e Departamento de Comunicação da Prefeitura se uniram. “Por meio de reuniões e visitas técnicas, pudemos compor o novo projeto de comunicação visual da biblioteca, conhecendo de perto soluções e utilização criativa de materiais que temos no nosso dia-a-dia”, analisou a diretora de Comunicação da Prefeitura, Maria Fernanda Munhoz. “Nossa equipe se esforçou para entregar um espaço com uma comunicação visual eficiente e muito bonita, sempre em acordo com as expectativas e necessidades da Secretaria de Cultura e Turismo”, completou.

O evento de inauguração contará com atrações culturais. Os convidados serão recepcionados com o músico Flaubert, da Corporação Musical Euterpe, em seguida será realizada a cerimônia oficial de inauguração com o descerramento da placa inaugural e, finalizando, Sarau com Kleber Santiago e Intervenção Poética com os acadêmicos da APL (Academia Pindamonhangabense de Letras) Ana Maria Guimarães, Juraci Faria, Alberto Santiago e Rosana Dalle.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma, “o novo espaço da biblioteca reflete a confiança da gestão Dr. Isael/Ricardo Piorino em melhorar as condições dos usuários e amantes da leitura. O local contará com móveis novos e modernos, para maior conforto da população poder usufruir não só por meio dos livros, mas também por meio de oficinas culturais, contações de história e saraus”.

  • Divulgação.
  • Divulgação. Nova biblioteca terá espaços com acessibilidade seguindo o conceito de “Biblioteca Viva”