Prefeitura inova na gestão dos Pontos de Entrega Voluntário e planeja novas unidades em Pinda
As oito unidades passaram a atender todos os dias da semana e os restos de construção serão agora reutilizados para manutenção das estradas rurais do município.
A Prefeitura de Pindamonhangaba iniciou no mês de maio a inovação da gestão dos PEVs – Pontos de Entrega Voluntário –, onde a população pode realizar de forma correta o descarte de alguns tipos de resíduos. O objetivo é facilitar o acesso da população aos pontos para melhorar a limpeza pública, dar o destino ambientalmente adequado aos materiais e ampliar com novas unidades.
Atualmente o município conta com oito unidades de PEVs, sendo três na região do Araretama e uma unidade no Crispim, Delta/Beta, Mantiqueira, Cícero Prado e Feital. Para a gestão dessas unidades foi assinado contrato com a empresa Valle Ambiental, que irá operar de forma mais profissional, atendendo de segunda à sábado, das 8h às 17h e agora aos domingos das 8h às 12h.
Dentre as melhorias implantadas pela Prefeitura estão a profissionalização da gestão dos PEVs, a ampliação do horário com abertura dos pontos aos domingos. A mesma empresa deve realizar a trituração dos resíduos de construção civil que serão devolvidos à Prefeitura em forma de agregado reciclado para utilização na manutenção de estradas rurais do município.
“É um passo importante que estamos dando com a gestão sustentável de resíduos. Trata-se de uma empresa experiente, que atua em diversas cidades da região como São José dos Campos, Ilhabela e Santo Antônio, com experiência de 10 anos no mercado”, afirmou o secretário de Governo e Serviços Públicos, vice-prefeito Ricardo Piorino.
Segundo o diretor da empresa, Luciano Toledo de Mira, a Valle já está atuando em Pinda, tendo sido gerado 20 empregos diretos, todos contratados do município, via seleção no PAT, recebendo treinamento para bem operacionalizar os postos.
“O PEV hoje é a melhor e mais prática solução para o descarte de vários tipos de materiais inservíveis. Com essa iniciativa e trabalho estamos em consonância com as metas da Política Nacional de Resíduos Sólidos e o Marco Legal de Saneamento, recentemente instituído pelo governo”, ressaltou Mira.
Todo gerador de resíduos é o responsável em dar destinação correta ao material, portanto, é sua a responsabilidade de levar os resíduos ao PEV e proceder no local o descarte do material.
Como forma de promover a gestão sustentável, a Prefeitura está implantando a reutilização dos restos de construção, que a partir de agora passarão a ser triturados, beneficiados e classificados para serem reutilizados como base e subpavimento em estradas rurais.
A empresa Valle Ambiental está realizando campanha de conscientização com divulgação de material junto à comunidade, bem como realizará ações nas unidades escolares próximas aos PEVs.
O que o PEV recebe?
Os PEVs recebem: sobras de construção, reforma ou demolição; tábuas, tijolos, frações, tubulações, pisos e materiais de acabamento; móveis e equipamentos domésticos: sofás, cadeiras, armários (desmontados); sobras de podas de jardim; madeiras; pilhas e baterias; óleo de cozinha usado; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 por entrega); pneus (até 4 por entrega) e materiais recicláveis.
O PEV não recebe: lixo orgânico, animais mortos, lixo hospitalar, volumes acima de 1m³.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e a Subprefeitura do Distrito de Moreira César, responsáveis pela definição dos espaços para novas unidades de PEVs, existem estudos para implantação de novas unidades nos bairros Maria Áurea, Campinas, Bela Vista, Vila São José e Jardim Azeredo.