Prefeitura leva programa de castração gratuita para região central de Moreira César e do Pasin

O programa de castrações executado pelo Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento Animal) da Prefeitura de Pindamonhangaba continua em ritmo acelerado e agora chega a diversos bairros do Distrito de Moreira César: Vale das Acácias, Laerte Assunção, Azeredo, Karina, Ramos, Padre Rodolfo, Pasin e Mantiqueira.
As inscrições para a castração de cães e gatos terá início nesta sexta-feira (30) na Subprefeitura de Moreira César e beneficiará 100 animais da região central de Moreira César e outros 100 animais da região do Pasin e Mantiqueira. O programa beneficia preferencialmente as fêmeas e tem um limite de dois animais por residência.
Para os moradores dos bairros da região central de Moreira César a inscrição acontecerá a partir das 8h30 e para os moradores da região do Pasin e Mantiqueira a inscrição será a partir das 13h30.
Esta será a décima etapa do programa, que já beneficiou diversos bairros da região do Ribeirão Grande, Bonsucesso, Goiabal, Bem Viver, Castolira, Vila São Benedito e Terra dos Ipês, Jardim Resende, Mombaça e Morumbi.
“O programa teve início em dezembro de 2020 e cada etapa contempla a castração de 100 animais. Até o momento já realizamos cerca de 700. Pedimos que o tutor que fizer a inscrição não deixe de levar seu animal pois a castração evita crias indesejáveis e diminui o abandono”, afirmou a veterinária e responsável pelo Cepatas, Fernanda Mussi.
Para se inscrever o interessado deve apresentar: CPF, comprovante de endereço e cartão do Cadastro Único, pois será dada prioridade para famílias de baixa renda. Serão atendidos dois animais por residência. No momento da inscrição, o tutor do animal receberá o dia, horário e cuidados pré-cirúrgicos.
Todos os animais castrados pelo programa da Prefeitura receberão um micro-circuito eletrônico, de tamanho aproximado a um grão de arroz, sendo assim possível implantá-lo sob a pele. O microchip para animais contém um código exclusivo e inalterável que transmite informações específicas.
“Isso significa que os animais serão monitorados através de uma plataforma doada para a Prefeitura pela My Track Pet. É como se fosse um GPS dos cachorros, em que o microchip está atrelado ao CPF do tutor. A Prefeitura tem condições de monitorar esse animal: se ele se perder, teremos mais chances de localizá-lo ou, se por alguma razão esse animal sofreu maus tratos ou foi abandonado, nós também vamos localizar o tutor responsável”, explicou a veterinária Fernanda Mussi.
A castração previne doenças, diminui a agitação, reduz a agressividade, acaba com cios e gestações indesejadas e prolonga a vida. Mesmo que o animal não saia pra rua e só fique dentro de casa a castração faz um bem enorme para a saúde dele.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação