Prefeitura reforça estrutura para receber foliões durante os eventos de Carnaval
A notícia de que São Luiz do Paraitinga e outras cidades da região não terão festejos de Carnaval fez a Prefeitura de Pindamonhangaba reforçar as estruturas e ações para receber o público na programação do “Abre Alas Pinda – Carnaval por toda cidade 2023”. Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito Dr. Isael Domingues convocou uma reunião intersetorial das secretarias municipais para alinhar o trabalho.
Participaram do encontro secretários e diretores das Secretarias de Governo, Cultura e Turismo, Segurança Pública, Meio Ambiente, Administração, Saúde e do Gabinete.
O prefeito ouviu dos gestores as principais ações de reforço para que a população da cidade e os turistas possam curtir a festa de forma tranquila e segura. “Sabemos que imprevistos e falhas são passíveis de ocorrer, mas estamos nos antecipando para amenizar e evitar transtornos. Queremos receber turistas, movimentar nossa economia e proporcionar um carnaval alegre e seguro”, ressaltou Dr. Isael.
Cuidados em segurança e saúde
Os eventos que acontecerão no Parque da Cidade e na Praça do Quartel terão reforço na segurança, com participação da GCM, Polícia Militar e de agentes especializados de empresa contratada. Os espaços também terão apoio de monitoramento com drone. “Estamos pensando em todos os detalhes. O Parque da Cidade não terá acesso para veículos e não será permitido entrada com cooler de bebidas, capacete entre outros objetos”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma.
A preocupação com a Saúde também é uma prioridade. “Realizamos uma reunião com toda a coordenação das UPAs e Pronto-Socorro para redobrarem a atenção nesse período e nos locais de evento e durante os desfiles teremos acompanhamento de ambulâncias privadas”, afirmou a secretária adjunta de Saúde Silvia Almeida.
Ambulantes
A presença de ambulantes no Parque da Cidade também foi reforçada com o chamamento de mais comerciantes definidos pela listagem do sorteio. “Na praça do Quartel já temos uma estrutura de foodtrucks fixos e o próprio comércio no entorno proporciona um espaço gastronômico muito agradável na nova praça revitalizada”, afirmou o secretário adjunto de Cultura e Turismo Ricardo Flores.
Pela Secretaria de Administração foi definido o reforço com dois carros e três equipes de fiscalização para coibir o comércio irregular de ambulantes, principalmente durante o trajeto do desfile de blocos. “Nossos fiscais estarão na rua, com acompanhamento da GCM, para realizar a abordagem e preservar o cumprimento da lei pois o comércio deve ser executado por quem tem autorização e paga as taxas municipais”, afirmou o secretário Marcelo Martuscelli.
Alerta da Defesa Civil
Segundo a Defesa Civil, entre a tarde de sábado e o domingo, existe a previsão de elevado índice pluviométrico na região. “Estamos alertando a população para que mantenham a atenção e evitem locais inseguros, debaixo de árvores. Nossa equipe está preparada para o atendimento de emergência, porém esperamos que não seja necessário”, afirmou o secretário de Segurança, Fabrício Pereira.