Prefeitura reúne bancos e apresenta novo ‘IPTU e ISS Digital 2022’

A Prefeitura de Pindamonhangaba reuniu na manhã dessa quarta-feira (4) os principais bancos instalados na cidade e apresentou a proposta para recebimento de tributos municipais, que a partir do ano que vem será digital. A iniciativa faz parte do programa “Cidade Inteligente” que vem inovando as ações em todos os setores da gestão.
O encontro foi aberto pelo prefeito Isael Domingues e contou com a presença do secretário de Finanças, Cláudio Marcelo de Godoy Fonseca, dos secretários adjuntos: Carlos Ribeiro, Casé (Finanças) e Danilo Veloso (Administração); e do diretor de Receitas e Fiscalização do município, Vicente Corrêa da Silva.
Além de facilitar a vida do contribuinte o objetivo é trazer economicidade aos cofres públicos e dinamizar a arrecadação dos tributos municipais que correspondem a cerca de R$ 88 milhões/ano do orçamento municipal.
“Os tributos digitais terão mais opções e facilidade de pagamento para o contribuinte, que poderá receber as guias através de um e-mail, aplicativo e até mesmo site da Prefeitura e realizar o pagamento também pelo aplicativo do seu banco, PIX, dentre outras formas”, explicou o diretor de Receitas e Fiscalização.
Em breve, a Prefeitura irá disparar uma campanha para que todos os contribuintes realizem sua atualização cadastral informando qual o canal que desejará receber seu carnê. “Embora não iremos produzir mais carnê em gráfica, evidente que neste primeiro momento os munícipes que apresentarem dificuldade para essa atualização poderão receber auxílio junto à praça de atendimento no Paço Municipal, assim como procurar outros canais da Prefeitura para resolverem sua situação”, afirmou Vicente.
Segundo a Prefeitura, a previsão para 2022 é realizar mais de 85 mil lançamentos entre IPTU, ISS e Alvará. A data de vencimento da cota única ou da primeira parcela está mantida para 15 de março de 2022. Com o novo modelo digital, o município irá economizar cerca de R$ 250 mil em apenas um ano com despesas de papel, correio, gráfica etc.
“Temos ainda um ganho ambiental dentro do nosso projeto ‘Prefeitura Sem Papel’ e maior agilidade para o munícipe, que poderá acessar seus boletos diretamente de sua casa a qualquer hora do dia e da noite”, explicou o prefeito Isael.
O projeto está em fase final de desenvolvimento de sua homologação entre o Departamento de Informática da Prefeitura e a empresa terceira (Embras) que executa o trabalho. O município deverá lançar até o fim do mês o termo de referência que irá convocar os bancos que poderão participar do novo chamamento público para recebimento dos tributos municipais, renovando assim os contratos assinados para novas modalidades de pagamento.
Participaram do encontro, esclarecendo suas dúvidas, os representantes dos bancos: Fernando Pinto (Itaú), Leonardo e Mateus Amaral (Bradesco), Fabiana Romeiro Vanone e Patrícia Castro Souza (Caixa), Daniel Rodrigues (Banco do Brasil), Juliana Brasil (Santander) e Ederson Marcondes (Sicredi).

  • Créditos da imagem: Divulgação