Programa prepara jovens para empreender na área rural
O “Programa Jovem Agricultor” do Futuro, realizado em parceria entre o Sindicato Rural de Pindamonhangaba e o Senar tem como principal objetivo oferecer aprendizagem rural a jovens entre 14 e 17 anos.
Em Pinda, o programa atende alunos da Escola Pedro Silva, do bairro das Campinas e acontece no contra turno escolar, contando com o apoio da Prefeitura de Pindamonhangaba que oferece o transporte.
Para o engenheiro agrônomo e instrutor Ruan Calderaro de Oliveira, apesar de algumas restrições por conta da pandemia, o curso é bastante completo. “Dividido em teoria e prática, os alunos aprendem muitas atividades interessantes. Agora no início vão aprender a fazer um canteiro de flores e cada um terá a responsabilidade de cuidar da sua planta, até o final do curso”, ressaltou. De acordo com o instrutor, o mais importante é ensinar os jovens a terem disciplina e responsabilidade.
Bastante completo, o programa abrange práticas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico, gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres.
De acordo com Karen Cristina de Freitas Moraes, instrutora pedagógica do Programa a expectativa é que os jovens adquiram todas as competências relacionadas ao desenvolvimento profissional. “Acima de tudo, pretendemos que o programa desperte nos jovens o interesse em continuar, de forma autônoma e responsável a desenvolver atividades no setor rural ou nas demais áreas que possam surgir”, salientou. O instrutor pedagógico é responsável pela condução da aprendizagem, trabalhando com eficiência e dinamismo todo do conteúdo do programa.
“Estou gostando muito do programa, tenho certeza que vai me acrescentar muito não apenas na escola, mas, na vida”, comentou o aluno Kevin Natan Duarte. A opinião é compartilhada pela aluna Mikaele Gandra, que mora numa propriedade rural. “Muito interessante o programa, estamos aprendendo muito e tenho certeza que vou poder aplicar onde moro”, concluiu.
Nos últimos 15 anos, o Senar já formou 36 mil jovens agricultores do futuro em todo o país, capacitando e atingindo altos índices de inserção desses jovens no mercado de trabalho.