Projeto busca empoderamento das mulheres plus size

Um projeto desenvolvido em Pindamonhangaba está buscando o empoderamento das mulheres com manequim acima de 46. A ação “Metamorphose Plus Size”, idealizada por Allan Fernandes e Eliade Estevam, surgiu após a realização do Concurso Miss Plus Size Regional, em julho deste ano.
“Nos encontros que fazíamos para ensaiar os desfiles, percebemos que sempre que havia uma roda de conversas, elas se soltavam, falavam de muitos traumas e medos e, no final, todas pareciam mais relaxadas e até alegres”, conta Allan.
Com essa percepção, após o fim do concurso, ele continuou em contato com algumas mulheres e começaram a fazer reuniões e bate-papos. “A cada dia, elas apareciam mais bonitas, mais confiantes e notamos que a troca de experiência trazia esse empoderamento a elas”, explica o idealizador.
Diante disso, os encontros passaram a ser periódicos e outras ações surgiram. “Eu propus a elas que fizéssemos ensaios fotográficos. E virou uma festa, porque a gente se reunia para escolher o figurino, fazer a maquiagem e escolher as locações. E todas participavam dos ensaios umas das outras. É muito empolgante e contagiante a alegria delas”, ressalta Eliade Estevam.
A estudante Tatiana Stuchi tem 22 anos, mas longa experiência. Ela desfila e trabalha como modelo Plus Size desde a adolescência. Seu próximo desafio será representar o Estado de São Paulo no Miss Plus Size Nacional, em novembro. Ela participa do projeto e comemora os resultados. “A cada trabalho de autoestima realizado, a cada resposta positiva das meninas, é muito gratificante. Principalmente quando conseguimos devolver o sorriso de alguém que, muitas vezes, não passava nem na frente do espelho”, relata.

Mudança de vida

Esse era o caso de Karoline Cuba, que frequenta as reuniões. “Através desse projeto aprendi a me amar, a ser quem eu sou. Peso cem quilos, mas agora tenho a autoestima lá em cima! Foi uma mudança de dentro pra fora e hoje posso dizer que sou quem eu sempre quis ser. Gorda, saudável e feliz!”, garante.
Vanessa Coelho encontrou no projeto, a compreensão que não tinha em casa. “Eu sofria discriminação dentro da família. Tinha um marido que me desprezava e eu aceitava tudo porque não acreditava no meu potencial”.
Atualmente, Vanessa, que se divorciou, está feliz com sua aparência. “Me reconheço como uma mulher interessante. Me sinto feliz e não deixo mais ninguém me dizer que não sou bonita porque não me enquadro num determinado padrão”, afirma ela, que recebeu propostas para atuar como modelo plus size.
O mais recente encontro do grupo aconteceu no último sábado (16), no Parque da Cidade. Novas reuniões serão marcadas em breve.
Mulheres interessadas em saber mais sobre o projeto ou participar dos encontros devem entrar em contato pelos telefones 12-981152895 (Eliade) e 12-991163666 (Allan). Também há informações pelas redes sociais Instagram @Allanrogi.noivas, @Eli_estevam e pelo Facebook @Eli Estevam, e @Miss Plus Size Regional.

  • Ação conta com reuniões, piqueniques, palestras e ensaios fotográficos