Projeto conscientiza crianças sobre acidentes e estimula a cidadania

O ‘Projeto Herói Mirim Pinda’, está levando a conscientização sobre prevenção de acidentes e estimulando a cidadania e protagonismo infantil em Pindamonhangaba e além disso, prepara as crianças e jovens para o enfrentamento de adversidades no cotidiano.

Segundo o Bombeiro Civil Tiago Alves, mentor e responsável pelo projeto sócio-educativo e voluntário, com o desenvolvimento de aulas, treinamentos, palestras, formações e passeios, conseguimos envolver as crianças e transmitir noções de primeiros socorros, prevenção e combate a incêndio e acidentes domésticos. “Além de valores como respeito e solidariedade estimulando o protagonismo infantil e integração na sociedade”, salientou Tiago.

O projeto é destinado à crianças de 08 a 12 anos, regularmente matriculadas nas escolas. Para participar, a criança deve:
•Ser voluntário;
•Estar cursando o ensino fundamental I ou II;
•Ter frequência mínima na escola de 75%
•Apresentar bom rendimento, e comportamento escolar;
•Ter autorização dos pais e/ou responsável legal;
•Obedecer as normas de comportamento deste projeto.

O projeto é ministrado em atividades semanais (2h) noturnas, tendo aulas teóricas e praticas. Nas aulas, as crianças poderão descobrir e conhecer mais sobre a profissão do bombeiro civil, aprendendo técnicas básicas em primeiros socorros, combate e prevenção a princípios de incêndios, prevenção e cidadania. Dentre os temas ligados ao bombeiro, também serão abordados temas como o risco a diversas dependências, os valores morais, além de abordar temas importantes para a saúde em geral (mental bucal e física).

No próximo sábado (21), às 19h, acontece a formatura dos integrantes do projeto “Herói Mirim”, das turmas 3 e 4, no Centro comunitário do bairro Ouro Verde. O evento espera contar com presença de pais e responsáveis.

A próxima turma será realizada no bairro Bom Sucesso, no centro comunitário, das 19h às 21h, com previsão de início para dia 7 de março.

Como tudo começou?

Tiago fez cursos de Bombeiro Civil e Enfermagem e pensando na importância da informação básica chegar às crianças, em 2017, iniciou um projeto de palestras sobre primeiros socorros em algumas escolas. “Notei nas palestras o interesse das crianças e jovens e então, tive a ideia de iniciar o projeto, baseando-me em ações semelhantes”, afirmou o responsável.

Em setembro de 2019, como projeto piloto, teve início a primeira turma, atendendo as crianças da região do Castolira e Vila São Paulo. Em seguida iniciou- se a segunda turma no bairro das Campinas e nesta semana o projeto começará com a terceira turma no Jardim Regina.

  • Divulgação O projeto é voltado para crianças de 8 a 12 anos