Projeto Cubo Ambiental, do Instituto IA3, entra em seu segundo ano na Escola Estadual Prof. Alzira Franco

O Instituto de Apoio ao Desenvolvimento Humano a Artes e Aprendizagem – IA3, com o patrocínio da DuPont, unidade de Pindamonhangaba, pelo segundo ano consecutivo está de volta com o projeto Cubo Ambiental, que consistirá na manutenção da Horticultura no Sistema Agroflorestal Agroecológico que foi implantada em 2022 na Escola Estadual Prof. Alzira Franco. O sistema melhora as propriedades fisioquímicas e biológicas do solo, levando em consideração os princípios básicos da agroecologia, e com manutenção adequada de manejo e replantio tem a característica de se manter por longo período.

Em mais um ano da iniciativa, os principais envolvidos com o projeto são os alunos, professores e funcionários da EE Prof. Alzira Franco, beneficiários do Instituto IA3, voluntários da empresa DuPont, produtores da agricultura familiar e público em geral com interesse em educação ambiental e agroecologia. A iniciativa ainda atinge um público indireto por meio da visita monitorada de alunos acima de 8 anos de outras escolas públicas ou privadas, universitários, familiares dos participantes e comunidade em geral.
“Entendemos que a educação ambiental é uma importante ferramenta para diálogo na comunidade escolar e em geral, embasados na ideia de que essa matéria traz consciência da responsabilidade de cada um para cuidar melhor do nosso planeta e da nossa saúde, como recuperar e manter o solo e a água saudáveis, produzir alimentos orgânicos, melhorar a qualidade de vida com mudanças de hábitos e atitudes saudáveis com relação à alimentação, consumo responsável e descarte correto do lixo”, afirma Flávia Tanaka, Coordenadora de Projetos no IA3.ORG. “Este projeto, a curto prazo, tem promovido a consciência ambiental aos participantes, tornando-se um espaço comunitário modelo e sustentável a médio e a longo prazos na formação de uma geração de melhores cidadãos protagonistas que possam contribuir com o desenvolvimento social e ecológico da comunidade e do município como um todo.”

Por meio de pequenas iniciativas, como o ensinamento de conceitos de regeneração ambiental e de produção agroecológica de alimentos, o projeto também contribui com alguns dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos em 2015 pela ONU, em uma agenda Global, sendo o Brasil um dos 193 país signatários.

Confira as principais atividades previstas para 2023:

Reavaliações laboratoriais químicas e biológicas do solo para verificar quanto houve de
recuperação e restauração do solo;
Manejo do Sistema Agroflorestal já implantado;
Preparo do solo das linhas de canteiro das hortaliças;
Plantio de mudas, sementes, estacas e ramos de hortaliças em geral;
Adubo orgânico – bokashi;
Inserção de plantas medicinais e aromáticas no sistema;
Estratificação e sucessão – manejo no sistema;
Controle biológico de pragas e doenças;
Colheita;
Oficinas culinárias com produtos da horta;
Oficinas sobre descarte correto de resíduos;
Visitas monitoradas.

  • Divulgação. Com patrocínio da DuPont, iniciativa foca na educação ambiental por meio de uma horticultura no sistema agroflorestal agroecológico envolvendo a comunidade escolar