Psicopedagoga de Pindamonhangaba, Vanessa Alves, lança livro ‘O Despertar’
Obra traz uma reflexão sobre a importância das fases da vida e do processo de aprendizagem; personagem Jasmim foi inspirada em sua filha.
A psicopedagoga Vanessa Alves, filha dos nordestinos: José Alves e Genilda Costa, é nascida em São Caetano do Sul (SP), mas reside em Pindamonhangaba desde os seis anos de idade! Apaixonada pela cidade, ela é casada com um pindamonhangabense e é mãe da pequena Yasmin – também nascida em Pinda.
Vanessa é fundadora do espaço Despertar – Centro de Desenvolvimento Pedagógico e Psicopedagógico e do ‘Projeto Miguel’ –; atua na sala de aula desde 2011, e no processo de alfabetização e, em ambiente clínico como Psicopedagoga desde 2018. Vanessa também é escritora.
Em seu livro “O Despertar” ela conta a história da menina Jasmin – uma criança carinhosa, amiga e que ama brincar no jardim. Jasmin tem uma amiga muito especial chamada ‘Dona Lagarta’. A história traz uma reflexão sobre os processos e as etapas da vida, em especial o processo de aprendizagem. A autora ainda deixa um recado: “No livro eu escrevi uma mensagem aos pais! Eu acredito muito no processo em que passamos para o Despertar’’ comentou.
Vanessa conta que “a personagem Jasmin é inspirada em minha filha Yasmin; e a ilustração é do meu esposo Mauro Rubens Macedo Júnior. Um projeto desenvolvido com muita dedicação e carinho que se torna realidade”.
O livro será lançado pela editora Galeria (São José dos Campos), no dia 6 de agosto as 15 horas, no Café Cheirin Bão – no Shopping Pátio Pinda. Quem adquirir o livro estará colaborando com o ‘Projeto Miguel’ – 10% da venda será revertida ao projeto para ajudar na aquisição de materiais.
O ‘Projeto Miguel’ atende crianças e adolescentes desde 2020. Iniciado pela própria Vanessa, hoje a iniciativa conta com mais de 10 voluntárias e, segundo ela, “esse número não para de crescer. Oferecemos atendimento psicopedagógico, psicológico e reforço escolar”.
O sonho da psicopedagoga é que esse projeto esteja em todos os bairros da cidade, ajudando crianças e adolescentes que ainda não foram alfabetizados ou que encontram dificuldades no processo de ensino e aprendizagem. Vanessa também sonha em ganhar o título de Cidadã Pindamonhangabense!
A psicopedagoga finaliza mostrando a importância do projeto, “acredito na força do ‘Projeto Miguel’ e na necessidade dele nos dias atuais, no pós-pandemia”.
Hoje o projeto conta com uma nova sede no Centro Comunitário do Alto Cardoso.
COLABOROU COM O TEXTO: Jaqueline Barreto