“Qual o seu talento?” – Atleta corre em busca de aprimoramento e salta na carreira esportiva
Representando Pindamonhangaba, Ketiley Batista mostra desenvoltura crescente no atletismo
Colaborou com o texto:
Dayane Gomes
Sua casa, no bairro Alto do Cardoso, fica na mediação de seus afazeres. Em direção à rodovia Presidente Dutra, a jovem de 19 anos faz sua caminhada acadêmica. De manhã, sua primeira responsabilidade do dia consiste no curso de Educação Física na Fapi/Funvic (Faculdade de Pindamonhangaba). No sentido da região central da cidade, ela dá continuidade a sua rotina de empenho ao esporte no período da tarde. E o que faz à noite? Descansa e se prepara para o dia seguinte. Este cotidiano pode ser semelhante a de muitos. Entretanto, poucas pessoas carregam o sorriso e a serenidade de fazer o que realmente gostam como Ketiley Batista expressa ao falar sobre sua jornada. Atualmente, a competidora ocupa a liderança do ranking nacional de atletismo na prova de 100 metros com barreiras em duas categorias: Sub 23 e Adulto.
Nascida em Caraguatatuba, ela morou na Bahia e em Ubatuba antes de se fixar em Pinda. Sua entrada na carreira esportiva teve início em 2014, quando um professor da escola em que frequentava no bairro Maricá a convidou para participar de aulas específicas. “Quando eu cheguei, meu treinador logo me colocou na barreira. Normalmente, quem vem praticar o atletismo passa por todas as provas para ver em qual se encaixa melhor. De primeira, ele viu o que mais combinava comigo”, conta Ketiley com seu tom de voz manso, que reflete sua personalidade de tranquilidade. O educador que fez o convite é seu técnico e principal incentivador, Luiz Gustavo Consolino.
Com pais falecidos e familiares vivendo em outra cidade, a moça aprendeu cedo “se virar sozinha” e busca inspiração em qualquer batalhador. Na parede da sua sala, ficam expostas as cerca de 60 medalhas fruto de suor e trabalho. Sua intenção é aumentar a coleção. Assim, seis vezes por semana, de segunda a sábado, ela vai até ao Centro Esportivo João Carlos de Oliveira, o famoso “João do Pulo”, realizar seus treinamentos na pista. Além disso, musculação, cuidados nutricionais, acompanhamento médico, regulação do sono e atividades universitárias complementam a preparação da esportista. Inclusive, o processo de preparo para as competições recebeu mais rigor neste ano e influenciou o crescimento de seu desempenho.
O protagonismo da garota do interior paulista no cenário do atletismo nacional se firmou com o progresso de conquistas em 2019. “O resultado a gente não sabe quando vem, mas no momento em que acontece é surpreendente e muito boa a sensação”, se alegra a atleta da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Um desses triunfos foi alcançar seu melhor tempo: treze segundos e vinte e seis centésimos. A marca na prova de sua especialidade a colocou no primeiro lugar do pódio do “Campeonato Estadual de Atletismo” e no topo do ranking brasileiro tanto na categoria Sub 23 quanto na Adulto.
Os planos futuros de Ketiley Batista correspondem a seguir se esforçando na trajetória esportiva e buscar vitórias até mais relevantes. “Eu espero terminar o ano ainda melhor e continuar liderando o ranking, porque isso me dá chance de ir para o Campeonato Sul-Americano Sub 23”, almeja. Outro desejo da atleta refere-se a obter apoio para participar de torneios fora do Brasil.
“É importante sonhar com os pés no chão. Tenho grandes chances de participar de competições de alto nível desde que continue focada e concentrada nos treinos. A gente não pode ficar parado e não fazer o que é preciso para chegar lá”