Quanto ainda temos de água?

A escassez hídrica ao longo dos próximos 10 anos será um grande problema.
Mas daí você pensa…70% de toda superfície terrestre é coberta por água, 97,24% de toda água da terra é salgada, só 2,76% é doce, mesmo assim um pouco está no subsolo, outro pouco está em geleiras, a água acessível ao consumo humano, encontrada em rios, lagos e alguns reservatórios subterrâneos, somam apenas 0,3% do total da água doce, não é muito…
Segundo a UNESCO, o Brasil encontra-se em uma situação privilegiada por possuir em torno de 13% de toda água doce do mundo. Porém, a distribuição dos recursos hídricos no país é extremamente desigual em termos geográficos e populacionais. A Região Amazônica, por exemplo, possui 70% da água disponível para uso, enquanto que os 30% restantes estão mal distribuídos nas outras regiões para atender a 93% da população brasileira.
Não pense que as chuvas aumentam a quantidade de água no mundo.
Isso significa que sempre a mesma quantidade que evapora de rios e oceanos (que contribuem com 98% do vapor), retorna ao estado líquido nas chuvas, abastece os reservatórios, infiltra-se em lençóis subterrâneos e fica armazenada em geleiras. O ciclo é sempre o mesmo sem aumentar a quantidade, mas ainda com um agravante.
Você já imaginou quanto de água é consumida para se fabricar um computador?
Estima-se que para a produção de um único computador são utilizados 1.700 litros de água, além de 240 kg de combustíveis fósseis.
Vou mais além, quantos litros de água são usados para que um bife chegue em sua mesa?
Um bife de 500g consome 6 mil litros de água! Ou seja, é o volume de água que se gasta para produzir e fazer esta quantidade de carne chegar ao nosso prato.
Segundo a Unesco, em 2025, cerca de 3 bilhões de pessoas – mais da metade da população mundial – sofrerão com a escassez de água.
Apesar de dizer que a água é um bem finito, especialistas alertam que isso não significa o fim da água, mas que o uso irresponsável e exagerado para fins além do ciclo natural dela, pode torná-la um bem indisponível e caro, já que os custos para tratamento de reutilização são considerados “altíssimos”.
Os três maiores problemas na questão água são:
• A poluição das águas, principalmente nas áreas urbanas causa escassez de disponibilidade de água limpa para o homem.
• Muitas vezes o uso irracional das águas, a apropriação indevida do recurso natural por poucas pessoas, a falta de gerenciamento adequado de bacias hidrográficas, causam a escassez para muitas populações, especialmente as menos favorecidas.
• Tal qual a distribuição de renda no Brasil, a distribuição das águas é também pouco democrática e desigual causando toda a sorte de problemas, doenças e ausência de renda.
A água tem papel fundamental não só para matar a sede, mas principalmente, para produzir alimentos e outros artigos de primeira necessidade e confortos que estão presentes no nosso dia a dia, como a energia elétrica.
Portanto, precisamos cada vez mais cuidar e nos reinventar, para pouparmos esse bem tão precioso que futuramente, pode se tornar artigo de luxo.

Adelson Cavalcante
Jornalista Mtb 56.011/sp
Presidente da AJOP