#RacismoNão promove coleta de exames para anemia falciforme e ação de diversidade e inclusão no sábado

A Campanha #RacismoNão, da Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba, contará com duas importantes ações do sábado (6), com a realização de coleta de exames para anemia falciforme e o Gerday Day: Diversidade e Inclusão.

A coleta de sangue para detecção de anemia falciforme vai ocorrer no Cisas Moreira César, das 7 às 11 horas, e é destinado a todas as pessoas, porém o foco da iniciativa são os afrodescendentes. No Brasil, a incidência da doença está presente em 8% dos negros, mas devido à intensa miscigenação historicamente ocorrida no país, pode ser observada também em pessoas brancas ou pardas, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

É uma doença hereditária caracterizada pela alteração dos glóbulos vermelhos do sangue, que se rompem e mais facilmente, causando anemia. Os principais síntomas são peles e olhos amarelados, dores fortes (provocada pela falta de oxigenação no sangue), fadiga, dores articulares, feridas nas pernas, maior propensão a infecções, além de atraso no crescimento (no caso de crianças). “Como é uma doença de prevalência nas pessoas afrodescendentes, pedimos atenção especial a esse público, para que compareçam e façam os exames. Com detecção precoce, o resultado do tratamento é mais eficiente”, disse o secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos , João Carlos Salgado.

Além disso, o sábado terá o Gerday Day: Diversidade e Inclusão. A ação ocorrerá das 14 às 20 horas no Shopping Pátio Pinda, com ações de conscientização, informação e panfletagem de combate ao preconceito e discriminação racial, feira do microempreendedor social e apresentação da Camerata Jovem às 16 horas. “Neste primeiro fim de semana da nossa campanha já estamos levando a ação para Moreira César e para o Shopping. Até o fim do mês teremos atingido toda a cidade, com ações de conscientização, combate ao racismo e ao preconceito em todos os pontos. Com isso, esperamos alertar as pessoas e conscientizar sobre a justiça social e igualdade, para termos uma sociedade justa e fraterna, com respeito às diferenças”, completou o secretário de Mulher, Família e Direitos Humanos.

Confira a programação do #RacismoNão

– Até dia 31/05 – 5° SOH -Salão online de Humor: Homenageado João do Pulo – Idealizador Francisco Machado www.pindamonhangaba.sp.gov.br/salao-online-de-humor
e bloghttps://salaoonlinedehumor.blogspot.com/2023/03/5-soh-salao-online-de-humor.html

– CAMPANHA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: SEMANA DA COLETA DA ANEMIA FALCIFORME, SEMPRE DAS 7h ÀS 11h:
Dia 6 – Região Moreira César – ESF Cisas, Rua Maria Luiza M. Salgado, 153;
Dia 13 – Região do Araretama – ESF Nova Esperança, Av. Benedito Pires Cesar – 545;
Dia 20 – Região Leste – Unidade Mista CN, Av. Princesa do Norte, 380;
e Dia 27 – Região Central + Região Rural – Laboratório Central, Rua Major José dos Santos Moreira, 427.
– 6/5 – Gerdau Day: Diversidade e Inclusão. Porque mãe não tem cor – #RacismoNão – 14 às 20h – Shopping Pátio Pinda. Ações: Conscientização, informação e panfletagem de combate ao preconceito e discriminação racial; Feira microempreendedor social.
16h – Apresentação Camerata Jovem
– 12/5 – Ato Público da Programação “As Referências de Dr. Luiz Gama e João Do Pulo No Contexto Da Luta Dos Negros”. Entrega de Premiação Troféu Dr. Luiz Gama. Lançamento do Livreto: Heróis da Liberdade: Personagens e movimentos na luta contra a escravidão.
Exposição física: 5° SOH-Salão Online de Humor: Homenageado João do Pulo – Idealizador Francisco Machado. Período da exposição: 10h do dia 12/05 até o dia 11/06. Local: Museu
– 13/5 – Local: Palacete 10 de Julho – 10h – Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra “Liberdade para quem?” Reflexão sobre escravidão e abolição em Pindamonhangaba – Comissão da Memória, Justiça e Verdade. Apresentação do livreto: Heróis da Liberdade: Personagens e movimentos na luta contra a escravidão.
– 14/5 – Parque da Cidade – 15h – Capoeira Pé na Ginga; 16h: Puxada de Rede; 16h30: Maculelê
– 15/5 – Canal: Youtube HV Produções. Live aberta para todos os públicos – Professores, Pais e população em geral. Tema: “A construção do antirracismo na atualidade” – Das 18h às 20h. Palestrante: Dra. Isa Daniele, presidente da comissão de igualdade racial da OAB/SP.
– 21/5 – Corrida da Liberdade e Circuito Nossas Cidades 2023. Das 7 às 10h – Parque da Cidade
– 25/5 – João do Pulo e uma viagem em sua história – C.E. João do Pulo (visita Guiada com os alunos da E.M. Yvone Aparecida Arantes Correa) – Horário: 14h30 às 16h
– 27/5 – Festival de Atletismo João do Pulo – A partir das 9h – CE João do Pulo
– 28/5 – Corrida João do Pulo – 8 horas – C.E. João do Pulo

– 28/5 – Domingo no Bosque – 9h Yoga; 10h – Dança Circular “Ancestralidade Negra/danças para Liberdade” – Focalizadora Bebel Moraes; 11h – Jongo; 14h – Capoeira Pé na Ginga; 15h: Puxada de Rede; 15h30: Maculelê; 16h- Contação de histórias “Contos Africanos”.
– 29/5 – SENAC Pindamonhangaba – Apresentação: “João do Pulo: Ancestralidade, Esporte e Racismo” – Entrega da Premiação às Escolas Municipais do Concurso “As referências de Dr. Luiz Gama e João do Pulo no contexto da luta dos negros. Das 11h às 12h40.

  • Divulgação. O trabalho de conscientização é muito importante em relação ao racismo, movimento que deve ter a ajuda de todos
  • Divulgação. Lançamento da programação Raízes - mês da Consciência Negra