#RacismoNão tem coleta de exames, prêmio Luiz Gama e promove várias ações

A Campanha #RacismoNão, organizada pela Secretaria da Mulher, Família e Direitos Humanos da Prefeitura de Pindamonhangaba, vai realizar diversas ações entre sexta-feira (12) e segunda-feira (15).

Hoje (12),, às 10 horas, no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, haverá o ato “As referências de Dr. Luiz Gama e João do Pulo no Contexto da Luta dos Negros”.

Na ocasião haverá a entrega do Troféu Dr. Luiz Gama a personalidades de Pindamonhangaba que atuaram ou desenvolvem projetos e trabalhos voltados para a defesa e promoção dos direitos da população negra.

Ainda no evento, a Secretaria da Cultura e Turismo de Pindamonhangaba vai inaugurar a exposição física do 5° SOH-Salão Online de Humor com caricaturas de João do Pulo.

Outra ação marcada para o dia é o lançamento do Livreto: Heróis da Liberdade: Personagens e movimentos na luta contra a escravidão.

O livreto, aliás, será utilizado no sábado (13), às 10 horas, no Palacete 10 de Julho, no evento “Liberdade para quem?” Reflexão sobre escravidão e abolição em Pindamonhangaba, organizado pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Comissão da Memória, Justiça e Verdade.

Ainda no sábado (13), haverá realização de exames para detecção de anemia falciforme na ESF Nova Esperança (Av. Benedito Pires Cesar – 545). doença está presente em 8% dos negros do Brasil.

No domingo (14), o Parque da Cidade vai receber programação voltada para valorização e respeito à cultura afrodescendente no Brasil, com Capoeira Pé na Ginga às 15 horas; Puxada de Rede às 16 horas; e Maculelê às 16h30.

Na segunda-feira (15) haverá palestra online às 18 horas, com a presidente da comissão de igualdade racial da OAB/SP, Dra. Isa Daniele. O evento terá como tema “A construção do antirracismo na atualidade” e será transmitido no Youtube pelo canal HV Produções.

O secretário da Mulher, Família e Direitos Humanos, João Carlos Salgado, disse que “as ações orientam a sociedade e reforçam a necessidade de todos abraçarem a causa da luta contra o preconceito racional”.

De acordo com ele, “a conscientização vai ajudar na defesa dos direitos humanos, fim do preconceito e discriminação racial, além de provomer a justiça social”.

Confira a programação do #RacismoNão

– Até dia 31/05 – 5° SOH -Salão online de Humor: Homenageado João do Pulo – Idealizador Francisco Machado https://www.pindamonhangaba.sp.gov.br/salao-online-de-humor
e blog https://salaoonlinedehumor.blogspot.com/2023/03/5-soh-salao-online-de-humor.html

– CAMPANHA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA: SEMANA DA COLETA DA ANEMIA FALCIFORME, SEMPRE DAS 7h ÀS 11h:
Dia 13 – Região do Araretama – ESF Nova Esperança, Av. Benedito Pires Cesar – 545;
Dia 20 – Região Leste – Unidade Mista CN, Av. Princesa do Norte, 380;
e Dia 27 – Região Central + Região Rural – Laboratório Central, Rua Major José dos Santos Moreira, 427.
– 12/05 – Ato Público da Programação “As Referências de Dr. Luiz Gama e João Do Pulo No Contexto Da Luta Dos Negros”. Entrega de Premiação Troféu Dr. Luiz Gama. Lançamento do Livreto: Heróis da Liberdade: Personagens e movimentos na luta contra a escravidão.
Exposição física: 5° SOH-Salão Online de Humor: Homenageado João do Pulo – Idealizador Francisco Machado. Período da exposição: 10h do dia 12/05 até o dia 11/06. Local: Museu
– 13/05 – Local: Palacete 10 de Julho – 10h – Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra “Liberdade para quem?” Reflexão sobre escravidão e abolição em Pindamonhangaba – Comissão da Memória, Justiça e Verdade. Apresentação do livreto: Heróis da Liberdade: Personagens e movimentos na luta contra a escravidão.
– 14/05 – Parque da Cidade – 15h – Capoeira Pé na Ginga; 16h: Puxada de Rede; 16h30: Maculelê
– 15/05 – Canal: Youtube HV Produções. Live aberta para todos os públicos – Professores, Pais e população em geral. Tema: “A construção do antirracismo na atualidade” – Das 18h às 20h. Palestrante: Dra. Isa Daniele, presidente da comissão de igualdade racial da OAB/SP.
– 21/05 – Corrida da Liberdade e Circuito Nossas Cidades 2023. Das 7 às 10h – Parque da Cidade
– 25/05 – João do Pulo e uma viagem em sua história – C.E. João do Pulo (visita Guiada com os alunos da E.M. Yvone Aparecida Arantes Correa) – Horário: 14h30 às 16h
– 27/05 – Festival de Atletismo João do Pulo – A partir das 9h – CE João do Pulo
– 28/05 – Corrida João do Pulo – 8 horas – C.E. João do Pulo
– 28/05 – Domingo no Bosque – 9h Yoga; 10h – Dança Circular “Ancestralidade Negra/danças para Liberdade” – Focalizadora Bebel Moraes; 11h – Jongo; 14h – Capoeira Pé na Ginga; 15h: Puxada de Rede; 15h30: Maculelê; 16h- Contação de histórias “Contos Africanos”.
– 29/05 – SENAC Pindamonhangaba – Apresentação: “João do Pulo: Ancestralidade, Esporte e Racismo” – Entrega da Premiação às Escolas Municipais do Concurso “As referências de Dr. Luiz Gama e João do Pulo no contexto da luta dos negros. Das 11h às 12h40.

  • Divulgação. Neste sábado serão realizados exames para detectar anemia falciforme
  • Divulgação. Neste sábado será a vez de exames para a detecção da anemia falciforme