Editorial : Resgate da cultura popular

Resgatar brincadeiras populares da infância. Este é o objetivo principal do projeto “Meus Quintais” – idealizado pela ‘Cia. O Clã da Dança’, de Pindamonhangaba.

A iniciativa é muito oportuna tendo em vista que, com o avanço das novas tecnologias, as brincadeiras tradicionais estão sendo abandonadas pela maioria das crianças, e deixando de serem aprendidas pelas novas gerações.

Dentro deste contexto, o projeto “Meus Quintais” busca relembrar as riquezas dessa cultura popular.

Entre as brincadeiras tradicionais do projeto estão as parlendas – rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo em que auxiliam na memorização e na fixação de conceitos –; e as cantigas de roda – canções populares que estão diretamente relacionadas à brincadeira de roda.

Em virtude do retorno à fase vermelha do “Plano São Paulo”, a ação será toda online no Canal do Youtube da Prefeitura de Pindamonhangaba. As atividades serão postadas no dia 1º de março no canal do Youtube, ficando disponíveis até o dia 31.

A iniciativa foi contemplada no ‘Edital Linguagens Artísticas Lei Aldir Blanc/FMAPC – Fundo Municipal de Apoio às Políticas Culturais’.

Sempre bom saber que existem artistas preocupados com o resgate da cultura popular e com a inserção dessas riquezas no cenário atual! Também é muito gratificante perceber que existem editais e iniciativas de apoio a esses agentes culturais!