Editorial : Ressocialização e a saúde física e mental
Sabemos que além de melhorar o condicionamento físico, a prática regular de atividade física melhora a capacidade cognitiva e reduz níveis de ansiedade e de estresse.
Especialistas afirmam que a prática esportiva estimula a produção de endorfinas – que elevam os hormônios naturais geradores de bom humor que podem manter o estresse e a depressão à distância. As endorfinas também contribuem para deixar a pessoa mais relaxada e otimista após essa prática.
Ciente de todos esses benefícios, a Prefeitura de Pindamonhangaba está iniciando um projeto inédito na cidade.
Por meio de uma gestão integrada, profissionais das secretarias de Saúde e de Esportes estão viabilizando a realização de atividade física para os pacientes dos Caps – Centros de Atenção Psicossocial – do município.
A proposta inicial é criar uma competição esportiva inter-caps (inclusive, com intercâmbio entre cidades), como forma de colaborar para a ressocialização e tratamento dos pacientes das unidades do Caps 2 (que atende adultos com transtornos mentais severos); Caps Infantil (voltado às crianças e adolescentes); e Caps AD (para adultos adictos), podendo ainda ser estendida aos pacientes dos ambulatórios de saúde mental adulto e infantil, que atendem pacientes com transtornos leves.
Com isso, o objetivo maior é “buscar a humanização no atendimento a esses pacientes; voltada à ressocialização dessas pessoas que, muitas vezes contam com o apoio do medicamento, mas que mesmo assim, precisam encontrar nas artes, no esporte, nas amizades criadas por meio dessas atividades, uma nova oportunidade de reinserção na sociedade”.
Vida longa ao projeto – que já nasce ampliando oportunidades e criando possibilidades de um novo olhar para a causa!