Ribeirão Grande tem reunião para debater áreas irregulares

colaborou com o texto: Bruna Silva
***
Na noite de 25 de abril, a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária, realizou uma reunião para debater áreas irregulares, no Ribeirão Grande.
Dezenas de moradores participaram da reunião, realizada no centro comunitário do bairro e estiveram presentes o secretário de Habitação, Meio Ambiente e Regularização Fundiária da Prefeitura, Marcus Vinicius Carvalho; o diretor de Regularização Fundiária, Germano de Assis, além do advogado municipal, Vitor Pereira, e a presidente da Associação dos Moradores, Nilcéia Nogueira.
Esta ação caracteriza o processo de Regularização Fundiária do bairro Ribeirão Grande, que visa classificar socialmente os núcleos para que haja a verificação de enquadramento em áreas de interesse social.
Durante a ocasião, foi feita uma narração pelo advogado municipal sobre os problemas que tiveram origem com os parcelamentos clandestinos e que acabaram gerando ações civis. Segundo informações da Secretaria de Habitação, o município, a partir desta regularização, vai programar uma ação firme no sentido de coibir ações irregulares. O diretor Germano relata que a Prefeitura entrará em contato com a Cetesb e a Sabesp para buscar uma solução para o problema de saneamento, sobretudo com relação ao esgoto doméstico.
A prefeitura terá apoio da Fundação Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) que fará diagnóstico de cada núcleo a ser regularizado com complementação e levantamento de cada área.