Santuário Nacional de Aparecida inaugura “Trem dos Devotos”

Nesta sexta-feira (5), acontece a inauguração do “Trem do Devoto”, na Cidade do Romeiro, no Santuário Nacional de Aparecida. O trenzinho se apresenta como uma opção de retorno para todos que realizarem o “Caminho do Rosário” a pé, além de facilitar a visita de idosos e pessoas com deficiência, já que opera nos dois sentidos do trajeto.
“O Trem surgiu com o propósito de auxiliar as visitas ao ‘Caminho do Rosário’ e ao Porto do Itaguaçu. O intuito é que a pessoa faça o Caminho a pé, meditando os mistérios do terço e depois volte pelo trenzinho. Entretanto, ele também pode ser utilizado em um percurso de ida e volta, já que a obra foi pensada, sobretudo, para as pessoas que possuem dificuldade de locomoção”, destaca o gerente de operações, Fábio Cardoso.
Trata-se de um monotrilho elétrico que percorrerá um trajeto de 1,4 km, em cerca de 15 minutos. O itinerário passa por 20 cenários que retratam os mistérios do rosário em um total de 128 esculturas. O embarque e desembarque podem ser feito tanto pela estação localizada na “Cidade do Romeiro” quanto pela estação presente no Porto Itaguaçú.
Inicialmente, o trajeto será feito com duas locomotivas e cinco vagões, atendendo até 60 visitantes por trecho. Todos os veículos são adaptados para o transporte de pessoas com deficiência.
A implantação do trem está a cargo da Bontur, que já opera os Bondinhos Aéreos, ligando o Santuário Nacional ao Morro do Cruzeiro. A operação e a tecnologia utilizadas no novo empreendimento também estão a cargo da empresa.
O ingresso custa R$10 por trecho. Idosos e crianças pagam meia, mediante apresentação de documento com foto. Inicialmente, o funcionamento acontece de segunda à sexta-feira das 9 às 17 hora; aos sábados das 8 às 18 horas, e aos domingos das 8 às 16 horas.