Saúde: as principais diferenças entre rinite, sinusite e bronquite

No inverno, devido ao tempo seco, quedas bruscas de temperatura e mais poluentes no ar, as alergias acabam se manifestando mais e podem desencadear problemas respiratórios como rinite, sinusite, bronquite e outras infecções do gênero.

Geralmente, os sintomas são bem semelhantes, e por conta disso muitas pessoas não sabem diferenciá-las.

Confiram os principais sintomas e distinções de cada uma:
A rinite é uma doença inflamatória na região do nariz que leva a sintomas como: nariz entupido; congestão; espirro; coceira; coriza; dor de cabeça e olhos úmidos. Pode ocorrer de forma alérgica, devido a contato com poeira ou pelos de animais. E em quadros não alérgicos, pode ocorrer devido a uma alteração na saliva.

A sinusite é uma inflamação dos seios da face – que acaba por afetar a qualidade de vida da pessoa que tem. Ela pode ser gerada por bactérias, vírus e também por quadros de rinite. A sinusite provoca obstrução do nariz, secreção espessa, gotejamento, dor em pressão, diminuição do paladar e do olfato.

A bronquite é uma doença inflamatória dos brônquios do pulmão de caráter viral ou bacteriano. O paciente pode apresentar muito catarro, tosse, peito cheio; e são as crianças as mais afetadas. Ela também é mais comum quando ocorrem quedas severas de temperaturas. É importante não confundir com a asma, que também é uma condição respiratória, mas que provoca sintomas diferentes e é desencadeada por um processo alérgico.

 

COLABOROU COM O TEXTO: Jaqueline Barreto