Saúde Mental, você cuida da sua?

Na coluna desta semana falaremos sobre um tema muito importante e por vezes confundido como uma forma de problema de pessoas que sofrem de algum tipo de transtorno, a Saúde Mental.

Muitas vezes confundida com doença mental, a saúde mental não se refere apenas à ausência de algum problema ou transtorno, mas sim à forma como você encara a vida, a maneira que reage às exigências dela, o modo como harmoniza suas vontades, seus desejos, ambições e como consegue equilibrar suas emoções.

O termo saúde mental ganhou destaque de alguns anos para cá, com a reforma da medicina psiquiatra, pois houve um entendimento que a área não se restringia apenas a tratar pessoas com “problemas mentais”.

A forma como lidamos com nossas frustrações, os desafios da vida e as falhas dependem muito de como está a qualidade da nossa de saúde mental, e para estar com ela “em dia” é preciso muito autoconhecimento, equilíbrio e saber que existem meios de mantê-la bem, saudável.

Sabemos que ao longo da vida, todos estamos sujeitos a problemas, sejam esses de grande ou pequena gravidade, porém cabe a cada um saber como lidar com ele e também qual a importância que você dará a ele. Acredito que a grandeza do problema depende da ótica de cada um frente a determinada situação. Parece fácil cada um julgar seu problema maior ou menor que o do outro.
Caso não tenhamos equilíbrio para lidar com determinadas situações, podemos desenvolver algum problema emocional que pode desencadear um dano maior. Exemplificando, a ansiedade é uma sensação que todos temos, mas que se for exagerada e não controlada, pode desenvolver uma condição chamada de TAG (transtorno de ansiedade generalizada), onde é preciso tratamento, fazer uso de medicamento e terapia para controlar os episódios mais agudos. Fobias, Síndrome do Pânico, TOC, estresse pós-traumático, são comumente associados a pessoas que não controlam a ansiedade.

Estresse, depressão, dependência química, alcoolismo, tabagismo, podem ser associados também à transtornos de saúde mental que necessitam de intervenção médica e psicológica.

Manter a saúde mental controlada é importante para manter a saúde física em dia, pois é impossível separar uma da outra. Para termos qualidade de vida, ambas precisam estar em harmonia, pois problemas físicos podem desencadear problemas psicológicos, e problemas emocionais podem se manifestar no físico.

Mas como fazemos para ter melhor saúde mental? Temos várias atitudes que se mantida, podem ajudar como forma de controle. A pratica de exercícios físicos; manter uma alimentação saudável; ter uma rotina funcional; evitar atividades estressantes; manter boas amizades; ter convivência em grupo (seja este religioso, do pessoal do esporte, da escola); ocupar a mente com coisas boas (ler um livro, fazer trabalhos de arte, manuais); a técnica do Mindfulness pode ajudar na concentração do que é importante. Porém, caso você não esteja “dando conta da situação”, procure por ajuda profissional, faça terapia, procure um médico. Apenas não deixe de se cuidar e não deixe que sua saúde mental prejudique sua vida.

  • Dr. José Carlos Nogueira Junior, é Fisioterapeuta formado há 20 anos, possui especialização em Ortopedia e traumatologia, Osteopatia e Acupuntura. É sócio da Azzera Clínica, Clínica multidisciplinar em Pindamonhangaba