Secretaria da Saúde divulga alterações nos atendimentos das unidades
Considerando o estado de emergência e o decreto da OMS – Organização Mundial de Saúde, de Pandemia por Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde de Pindamonhangaba divulgou alterações quanto ao atendimento ambulatorial presencial.
Desde a segunda-feira (23), o atendimento das unidades de saúde acontece da seguinte maneira:
1 – CENTRO DE ESPECIALIDADES MÉDICAS:
Todas os exames e consultas presenciais estão suspensas, inclusive as já agendadas. O atendimento será via teleconsulta. Médico entrará em contato com o paciente por telefone e havendo quadro urgente, ele orientará o paciente sobre como proceder. Todas as orientações serão passadas pelo telefone.
Curativo: orientações serão realizadas pelo telefone e, em casos urgentes, a equipe orientará quanto ao procedimento.
Infectologia: atendimento de rotina suspenso e monitoramento dos pacientes por telefone.
Os números de telefone poderão ser atualizados pelo call center.
2 – UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE:
Todos os atendimentos de rotina estão suspensos, inclusive os já agendados. As unidades estarão abertas para receber pacientes de livre demanda com suspeita de dengue e Coronavirus. Não serão atendidas demandas de rotina.
3 – FISIOTERAPIA E FONOAUDIOLOGIA:
Atendimentos suspensos – haverá atendimento domiciliar para os casos urgentes.
4 – SAÚDE MENTAL:
Caps 2: Atendimento escalonado para os pacientes em regime intensivo, demais atendimentos de rotina suspensos. O serviço atenderá casos urgentes, triados pela equipe. As orientações poderão ser feitas por telefone, inclusive sobre receitas e retirada de medicamentos.
Caps Infantil e Caps AD: atendimentos de rotina suspensos. O serviço atenderá casos urgentes, triados pela equipe. As orientações poderão ser feitas por telefone, inclusive sobre receitas e retirada de medicamentos.
Ambulatório de Saúde Mental: atendimentos suspensos, profissionais entrarão em contato com os pacientes por telefone para monitoramento.
5 – LABORATÓRIO:
Não serão realizadas coletas de exames de rotina, somente exames de urgência, como: dengue, gestantes, hemodiálise, quimioterapia, controle de TAP – coagulação – e casos de urgência identificados pelo médico solicitante.
Os exames de BHCG (gravidez) serão realizados somente no horário de 13h às 15h. E a coleta de curva glicêmica (gestantes do último trimestre) serão colhidos em número reduzido.
Haverá triagem na porta do laboratório para orientação sobre a coleta e organização da entrada escalonada no laboratório. Os postos de coleta descentralizados obedecerão a mesma regra definida pelo Laboratório Central.
6 – TRANSPORTE:
Por orientação da Secretaria Estadual de Saúde: “as agendas poderão ser suspensas, sobretudo para pacientes de risco (idosos acima de 60 anos, portadores de comorbidades e imunodeprimidos), devendo ser mantidas atividades cujos benefícios da pronta realização superem riscos associados ao cenário da epidemia de Covid-19, tais como diagnósticos de câncer e consultas necessárias à continuidade de terapêutica farmacológica”. Desta maneira os casos serão avaliados conforme orientação da Secretaria Estadual de Saúde.