Secretaria da Saúde investe na formação de Agentes Comunitários e de Combate às Endemias em Pinda

A Secretaria de Saúde de Pindamonhangaba vem investindo na formação técnica dos seus Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs). Em dezembro de 2020, o município aderiu ao ‘Programa Saúde com Agente‘ que estabelece compromissos entre a Prefeitura e o Ministério da Saúde.

Atualmente, Pindamonhangaba está realizando a capacitação de 56 Agentes Comunitários de Saúde e 20 Agentes de Combate às Endemias. A Secretaria de Saúde vem investindo em equipamentos para a formação técnica com a aquisição de esfigmomanômetros, oxímetros e glicosímetros.

Os equipamentos foram entregues, no último dia 26 de maio, aos preceptores do curso Karla, Patrícia e Luiz, possibilitando o acesso dos alunos a estes equipamentos que serão utilizados em aulas práticas. Durante o curso, os alunos ainda serão contemplados com o kit de uso individual que é composto por colete, mochila, impermeável e boné.

‘’Vislumbramos o quanto antes poder entregar esses kits individuais a cada um dos ACSs e ACEs inscritos. Estamos acompanhando o andamento do curso junto aos preceptores e esta iniciativa visa melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária junto aos usuários”, afirmou a gestora Marlla Reis Dônola.

Para a secretária de Saúde Ana Cláudia Macedo, os agentes desenvolvem um trabalho de grande importância junto a população. “Este curso busca aprimorar este acesso por meio de maior atuação voltado a prevenção e cuidado, uma vez que são uma figura fundamental na saúde da família e ao município onde levam até as unidades as necessidades da comunidade e promovem ações de educação em saúde”, explicou.

Sobre o Programa

O “Saúde com Agente” é uma iniciativa destinada à formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs), que atuam em todo o território nacional.

Em todo o País, 5.452 municípios aderiram ao programa, que foi classificado pelo Ministério da Saúde como o maior programa de formação técnica na área da saúde no formato híbrido – presencial e a distância. No total, foram inscritos quase 200 mil Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Combate às Endemias (ACEs) de todos os estados brasileiros.

O curso reforça a valorização dos agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas. O intuito é que esses profissionais tenham um olhar apurado sobre informações coletadas nas residências e saibam melhor orientar os pacientes que necessitam de atendimento, segundo o Ministério da Saúde.

  • Divulgação. Preceptoras do Curso Karla e Patrícia recebem equipamentos que serão utilizados na formação
  • Divulgação. Diretora de Atenção Básica Luciana Santos
  • Divulgação. Preceptor Luiz confere material recebido