Secretaria de Cultura e Turismo movimentou a cidade com eventos e incentivo às artes

Uma das áreas mais afetadas pela pandemia da covid-19, as artes e os eventos estão retomando suas atividades neste ano de 2022. Para tanto, a Secretaria de Cultura e Turismo está fazendo a sua parte, por meio da realização de eventos tradicionais e novos, e também incentivando as artes e a cultura por meio de editais e chamamentos. Um dos principais destaques do ano foi a premiação para Pindamonhangaba entre as 3 cidades do estado de São Paulo Top Destino Turístico em Aventura e Gastronomia.

“A Secretaria de Cultura e Turismo realiza uma série de ações para preservação da cultura, incentivo e promoção do fazer cultural e artístico, além do desenvolvimento do potencial turístico da cidade, levando tudo isso para perto da população. Realizamos ainda políticas públicas de incentivo cultural e preservação do patrimônio material e imaterial do nosso município, além de um trabalho alinhado com os conselhos municipais, principalmente os de Cultura, de Turismo e de Patrimônio Histórico”, resumiu o secretário de Cultura e Turismo, Alcemir Palma. “Neste ano, iniciamos com a realização do Festival de Marchinhas online mas conseguimos aos poucos retornar com os eventos presenciais e para o ano que vem pretendemos realizar tanto o Festival de Marchinhas quanto o Carnaval de forma presencial, além de outros projetos para a população”, revelou o secretário.

Turismo premiado – Em turismo, novos pontos da cidade receberam a instalação de mapas ilustrados. Também foi implantado o projeto Novo Turismo na Escola, com a realização de palestras nas unidades de educacionais, além da retomada na participação das feiras em nível estadual e nacional, levando o nome e os atrativos de Pindamonhangaba ao trade turístico.

O trabalho já está gerando resultados e a cidade foi premiada, em dezembro, entre os 3 Top Destinos Turísticos em turismo gastronômico e também de aventura do Estado de São Paulo, concorrendo com 130 cidades.

“Pindamonhangaba ficou entre os três melhores destinos turísticos de Aventura e Gastronomia do Estado de São Paulo, no Prêmio Top Destinos Turísticos 2022. Agradecemos a toda população que votou no júri popular e também ao júri técnico, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, COMTUR, empresários e a todos que estão colaborando para que Pindamonhangaba tenha um Novo Turismo. E, principalmente, ao nosso prefeito Dr. Isael Domingues que acredita no potencial da nossa cidade”, declarou o secretário adjunto de Cultura e Turismo, Ricardo Flores.

Outro destaque do ano em Turismo foi o lançamento do APP do Turismo de realidade aumentada e o Prêmio Amigos do Turismo.

Eventos Culturais e Artísticos – O grande evento do mês de dezembro foi o “Natal Encantado”. A festa teve a presença de Papai Noel, Mamãe Noel e dos duendes na praça Monsenhor Marcondes, Praça 7 de Setembro, praça do Cisas, praça da Bíblia e praça de Eventos do Araretama, sempre com shows de artistas locais, de 1 a 23 de dezembro.
Além do Natal, em ano de Copa do Mundo, foi realizado o “Copa na Praça”, com transmissão dos jogos do Brasil no telão da Praça 7 de Setembro e na Praça do Cisas. Outra novidade foi o Halloween do Saci, que uniu os monstros do Halloween e os personagens do Folclore Brasileiro no Bosque da Princesa, com decoração, presença de personagens e shows numa grande festa à fantasia solidária, arrecadando alimentos para o Fundo Social de Solidariedade.
Este ano também foi comemorativo ao Bicentenário da Independência e além da organização do Desfile Cívico, a Secretaria de Cultura e Turismo coordenou outras festividades alusivas à data, como a visita do Príncipe Dom Bertrand à cidade e encenação sobre a Guarda de Honra de Dom Pedro, que contou com integrantes pindamonhangabenses. Três monumentos alusivos ao Bicentenários foram objetos de tombamento por parte do municipio.

Com a vacinação em massa e consequente queda do número de casos da Covid-19, Pindamonhangaba voltou a realizar presencialmente eventos como o Feste – Festival Nacional de Teatro, Blues na Praça, Festival Gastronômico de Inverno, Festival Sertanejo, Prêmio Mestre Cultura Viva, Festival de Música da Juventude, Festipoema, além do Chorinho no Parque da Cidade, Chorinho no Bosque da Princesa e o Domingo no Bosque.

A comemoração dos 317 anos de Pindamonhangaba no Parque da Cidade contou com shows de grande porte, como Inimigos da HP, Projota, Detonautas, que além de lazer reuniram no mesmo espaço artesanato e gastronomia turística, e incentivo à solidariedade, com arrecadação de alimentos e praça de alimentação com as entidades assistenciais da cidade.
Cultura próxima da população – Levar a cultura e as artes para perto da população é outro objetivo da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura. Durante todo o ano de 2022, foram realizadas ações no Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina, Estação Cidadania, em Moreira César, e nas bibliotecas públicas municipais espalhadas pela cidade, com exposições, palestras, contação de histórias e oficinas culturais.
Homenagem com arte – Além dos eventos, prêmios, ações educativas, apresentações culturais, a Secretaria de Cultura e Turismo realiza um trabalho de valorização do patrimônio histórico de Pindamonhangaba, por meio da conservação dos monumentos e bustos nos espaços públicos, e ainda com a inauguração de um busto do Padre Geraldo, em Moreira César, e inauguração em janeiro de 2022, da estátua do “João do Pulo”, instalada na entrada da cidade, na rotatória que leva o nome do atleta. O FESTE se tornou o primeiro patrimônio imaterial do município, além de figurar no calendário oficial de festas e eventos.

  • Divulgação Pindamonhangaba recebeu um prêmio na área de turismo em reconhecimento ao trabalho realizado