Secretaria de Saúde participa de ação do ‘Setembro Amarelo’ na Monsenhor Marcondes
A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do CAPs (Centro de Atenção Psicossocial), participou de uma ação de conscientização em relação à campanha do Setembro Amarelo na manhã de sábado (25) na Praça Monsenhor Marcondes. O objetivo foi fazer com que mais pessoas estejam abertas ao diálogo e criar redes de apoio para prevenção ao suicídio.
O evento foi organizado pela entidade Projeto Social Grêmio União junto à empresa Gerdau e seu voluntariado. A iniciativa contou com a parceria e apoio das empresas Nora Alimentos, Signos Sports, Fasc (Faculdade Santa Cecília), Guilherme Donegatti (IA3) e Sr. Fernando da Apamex. A ação incluiu uma escuta livre com psicólogos voluntários para acolher e tirar dúvidas da população, além do suporte especializado, houve distribuição de folhetos informativos, máscaras de proteção doadas pela Gerdau e exibição de faixas nos cruzamentos das avenidas do centro.
O dia 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. A Campanha deste ano tem como tema “Por onde anda o seu sorriso?” e segue um calendário de diversas atividades da Secretaria de Saúde.
São registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 95% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida de transtorno bipolar e abuso de substâncias. Com o objetivo de prevenir e reduzir esses números, a campanha Setembro Amarelo precisa do apoio de toda a sociedade.