História : Segundo a ciência
Buscando explicação científica para “chuva de sangue” fomos encontrar no site The Weater Channel (https://weather.com › pt-PT › portugal › ciencia › news)
“’Chuva de sangue’ já foi registada noutros países da Europa e normalmente pode ser atribuída a partículas de pó e areia levadas pelo vento. Muitas vezes as partículas provenientes do Deserto do Saara podem tingir o céu ou a chuva de vermelho.
De acordo com o IFLScience, o mesmo fator pode produzir chuva castanha ou amarela, que é mais difícil de detectar. Um meteorologista entrevistado pela BBC News afirmou que este fenômeno acontece muitas vezes por ano no Reino Unido, mas quase passa despercebido.
Para tal suceder são precisos dois fatores: estar perto de um deserto e que chova pouco, porque precipitação torrencial dissolveria o pó e seria impossível ver tal coloração.
O IFLScience aponta ainda que o fenómeno pode acontecer também por causa da presença de algumas algas vermelhas na água da chuva.
No entanto, o jornal “LiveScience” aponta que a fonte desta chuva vermelha pode ser uma fábrica local, que extrai níquel e paládio, e que parece estar a fazer uma limpeza à ferrugem presente nos telhados das instalações”. Sendo esta última, tal qual a do cronista colaborador da Tribuna do Norte em 1927, a explicação mais plausível no caso da “chuva de sangue”.