Segurança: “Programa Vizinhança Solidária” tem adesão do Vila Suíça e Vista Alegre

A Polícia Militar de Pindamonhangaba realizou recentemente encontros que resultaram na ampliação do PVS “Programa Vizinhança Solidária”. Segundo a Comandante da Polícia Militar, Cap. Lucimeire Jerônymo, os bairros Vila Suíça e Vista Alegre aderiram ao programa que agora passa a atender 19 bairros no município.
“Sempre ressaltamos que uma vizinhança unida é uma grande barreira para evitar ação do bandido. Qualquer atitude suspeita não devemos hesitar em acionar o grupo de whatsapp, relatar a ocorrência para todos os moradores do bairro, acionar 190 e comunicar no grupo dos tutores, relatando características, enviando imagens e informações para que os policiais possam trabalhar com agilidade na identificação do criminoso” afirmou Cap. Lucimeire.
Os encontros são realizados em espaço público como Centro Comunitário, onde os moradores recebem as orientações para implantação do programa e esclarecem as dúvidas. Após a implantação, o bairro recebe frequentemente as visitas comunitárias nas casas dos tutores que fazem parte do programa, aproximando o contato da Polícia com a comunidade e através de relatórios os policiais entendem as principais demandas da população para agir melhor no combate à criminalidade.
Segundo a comandante da PM, a adesão não precisa ser feita pela totalidade do bairro e sim por núcleos ou ruas e avenidas.

O que é o PVS e como participar?
O PVS tem o intuito de resgatar a percepção de segurança na comunidade, aproximando um vizinho do outro e afastando a indiferença para com o próximo. Tutor é o cidadão local, líder comunitário na vizinhança solidária, que será instruído pela PM acerca de prevenção primária entre outras ações.
O programa é de adesão voluntária e a comunidade deve procurar a companhia policial mais próxima ou o Conselho de Segurança (Conseg) para manifestar o desejo da comunidade ou bairro integrar a atividade. Após reunião de instrução com os moradores e adesão da maioria, os mesmos colocam uma placa nas residências, que identifica que o bairro tem o monitoramento comunitário, realizado em parceria com a polícia.

Benefícios do Programa
Os principais benefícios do programa são: redução de índices criminais, aumento das sensações de segurança, sentimento de pertença à comunidade em que reside e mudança no comportamento humano da comunidade, melhorando a qualidade de vida e bem estar social por meio do vivenciamento da cultura de paz.
Bairros participantes – Em Pindamonhangaba os bairros que participam do programa com implantação de diversos núcleos comunitários são: Jardim Yassuda, Mombaça, Campo Belo, Pasin, Vila São Paulo, Lago Azul, Ribeirão Grande, Residencial Lessa, Terra dos Ipês, Pinhão do Borba, Parque das Palmeiras, Santa Luzia, Jardim Mariana, Cidade Jardim, Cidade Nova, Araretama, Crispim, Vila Suíça e Vista Alegre.

  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação
  • Créditos da imagem: Divulgação