“Semana Mundial de Aleitamento Materno” se estenderá em Pinda até dia 13
Iniciamos o mês de agosto e junto com ele um trabalho muito importante de incentivo ao aleitamento materno: o “Agosto Dourado”.
Durante todo o mês, ações são promovidas para tirar dúvidas e orientar mães para a preparação da amamentação e para que o amamentar aconteça de fato.
O tema escolhido este ano pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA em inglês) para a “Semana Mundial de Aleitamento Materno” foi: “Proteger a Amamentação: Uma responsabilidade de todos.”
“Hoje diferente do que se ouvia antigamente, sabemos que amamentar não é algo instintivo, mas que aprendemos”, explicou Amanda Frugoli, doula e consultora em Aleitamento Materno. “E sabemos que o leite materno traz inúmeros benefícios para mãe e para o bebê, desde o desenvolvimento físico, diminuindo as chances de alergias e de doenças metabólicas e até o desenvolvimento emocional. Por essa razão se faz tão necessário esse tipo de ação”.
A “Semana Mundial de Aleitamento Materno” encerra-se no dia 7 de Agosto, porém, durante todo o mês, haverá trabalhos voltados especialmente ao incentivo do aleitamento, conduzidos por profissionais da área: como o Posto de Coleta de Leite Humano da cidade; consultoras de Aleitamento Materno, que atuam especificamente em prol da amamentação e projetos como o do pediatra Dr. Enrico Tutihashi, denominado “1000 dias para viver 100 anos”, que já existe há sete anos.
“Nossa missão é apoiar, incentivar e orientar mulheres para que a amamentação aconteça. Quero dizer também que se preparar para o aleitamento durante o pré-natal é algo muito importante e necessário. Não apenas a mãe; mas os pais; parceiros; avós; acompanhantes; enfim, a rede de apoio no início do processo, isso aumentará as chances de sucesso na amamentação.
A profissional orienta que ainda durante a gestação, a mulher busque estudar sobre o assunto e procurar por um pediatra que apoie, realmente, o aleitamento, pois isso fará toda a diferença.