Senac adota recursos do Minecraft Education Edition para o Ensino Médio
Com o objetivo de trazer novas abordagens de ensino em sala de aula, o Senac São Paulo adotou recursos do Minecraft Education Edition para os alunos do ensino médio da instituição. O projeto, que teve início no ano letivo de 2022, tem o foco de atender às demandas de atualização das práticas de ensino e aprendizagem, com aulas mais dinâmicas e multidisciplinares, que se adequem ao perfil mais conectado dos jovens.
Utilizado para promover e estimular o processo de aprendizagem, o game atua em diversos aspectos: raciocínio lógico, pensamento computacional, colaboração coletiva, comunicação e desenvolvimento de habilidades socioemocionais em um ambiente digital imersivo, incluindo o ensino sobre história e geografia, por meio de atividades práticas incluídas no universo dos jogos.
O recurso já foi disponibilizado para 164 turmas de diferentes unidades no Estado, impactando mais de 6 mil alunos. Além disso, a instituição de ensino capacitou 440 professores, em diferentes áreas do conhecimento, que passaram a usar o programa em suas disciplinas.
O Minecraft Education Edition é um jogo do tipo sand box, sendo assim, permite ao usuário construir ambientes e estruturas no mundo virtual e interagir com elas. Atualmente, está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, como ferramenta para ensino e aprendizagem das seguintes disciplinas: história, física, ciências, arte, poesia, cidadania digital, entre outras. Além disso, o conteúdo permite maior interdisciplinaridade, uma das principais características destacadas no Novo Ensino Médio, aprovado em 2017 (Lei nº 13.415/2017).
Esse foi o caso dos alunos da unidade de Pindamonhangaba, que desenvolveram uma reprodução da obra literária e cinematográfica O Auto da Compadecida no jogo. O game foi usado de forma a amplificar os conhecimentos dos estudantes sobre arte, literatura e teatro, com a formação de cenários e territórios ilustrados na história.
“Com esta atividade, ampliamos as possibilidades de desenvolvimento dos alunos, ultrapassando a barreira física e levando o aprendizado para o âmbito virtual. Uma estratégia de ensino que vai além de apresentar um resumo do livro ou do filme, mas que visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de mostrar não apenas o que entenderam, mas também como enxergam a obra”, explica Francine Prolungati, coordenadora do Ensino Médio Técnico no Senac Pindamonhangaba.
Desde 2011, a Microsoft já apoiou mais de 7.500 startups no Brasil, por meio de doações de mais de US$ 202 milhões, em créditos de nuvem. Outra proposta focada no ensino e aprendizagem, por meio da gamificação no Minecraft EE, foi o desenvolvimento do projeto que recriou o bairro onde o Senac Pindamonhangaba está situado, em Santana. O intuito foi identificar as propagandas do entorno e propor soluções de publicidade que pudessem ajudar os comerciantes locais na divulgação de suas marcas.
“A plataforma do Minecraft: Education Edition tem como objetivo incentivar a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas de uma forma leve e lúdica para os estudantes. É uma ferramenta que está alinhada com a educação moderna, ideal para o desenvolvimento integral do aluno, englobando disciplinas e conhecimentos variados. Além disso, por ser um jogo popular entre os jovens e crianças, faz com que o aprendizado seja realizado com uma conexão a algo que já faz parte de sua rotina, com uma linguagem simples e familiar para eles”, destaca Vera Cabral, diretora de Educação-Skilling da Microsoft Brasil.
Com o objetivo de unir a realidade dos games a uma proposta de educação, o Minecraft Education Edition oferece para educadores e alunos: atividades interativas, ferramentas pedagógicas, jogos multiplataforma, entre outros recursos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem.